Policia

Bandidos morrem em tiroteio com a Polícia

Após abandonarem a moto, os bandidos fugiram a pé pela linha férrea; um deles foi encontrado morto no local   (Fotos: Gizelle Ferreira)

 

JOANÉSIA – Um assalto à agência dos Correios em Joanésia terminou com tiroteio e morte de dois assaltantes na manhã de ontem (4), um conhecido como Marcelo e outro como David Ipaba. Uma quadrilha formada por quatro integrantes chegou em duas motos, invadiu a agência e anunciou o roubo. De acordo com a Polícia Militar, um dos criminosos ficou do lado de fora dando cobertura, enquanto os outros três entraram no local, ameaçaram os funcionários, pularam o caixa e levaram certa quantia em dinheiro, que até a noite desta quarta-feira não tinha sido contabilizada.
Uma guarnição da PM que fazia o patrulhamento, ao perceber a movimentação estranha, conseguiu prender o criminoso que estava do lado de fora, conhecido como Fernando Dias dos Santos. Uma moto Tornado azul, furtada há cerca de dez dias de Coronel Fabriciano, foi apreendida. No entanto, os outros três conseguiram fugir em uma única moto, dando início a uma perseguição policial. A motocicleta utilizada pelos indivíduos – uma Falcon preta – também havia sido furtada, só que na manhã de ontem, no bairro Bom Retiro, em Ipatinga.

PERSEGUIÇÃO E TIROS
Conforme relato da Polícia Militar, a cerca de dez quilômetros do local do assalto, um dos criminosos, ao avistar a viatura da PM, efetuou dois tiros contra o carro. O PM que estava no banco do carona revidou com outros disparos. Os tiros acertaram dois dos assaltantes. Um deles caiu da moto e morreu na hora. Ao constatar o óbito, a PM interrompeu a perseguição para manter o local do crime idôneo e pedir reforço das polícias de Timóteo, Fabriciano e Ipatinga.

CERCO
Um cerco com forte aparato da Polícia Militar foi montado em todas as vias de saída do Vale do Aço, no intuito de encontrar os dois bandidos que continuaram na fuga. Um deles, que também foi baleado pelo policial, conseguiu manter-se em cima da moto até chegar à estrada da Sinterização, em frente à subestação de tratamento de esgoto da Aperam, em Timóteo.
De acordo com o capitão Sérgio Renato, uma viatura que fazia o cerco próximo à ponte Mauá, em Antônio Dias, deparou com os dois fugitivos. Ao verem a polícia, os ladrões entraram por uma via de acesso à estrada da Sinterização, abandonaram a moto Falcon e prosseguiram a fuga a pé. David Ipaba, o segundo assaltante ferido durante o percurso, seguiu em direção à linha férrea, mas não teria resistido aos ferimentos e morreu. “Posteriormente, uma guarnição nossa já encontrou o David morto próximo à linha férrea. O outro já havia fugido pelo matagal, provavelmente em direção à Coronel Fabriciano”, completa o Capitão.

CONHECIDOS
Segundo a Polícia, todos os quatro integrantes da quadrilha são de Ipatinga e muito conhecidos no meio policial. David Ipaba, um dos criminosos morto, era tido como um traficante forte do bairro Planalto e acusado de aliciar adolescentes para a prática criminosa. Ainda conforme a PM, dois dos assaltantes envolvidos na ocorrência de ontem chegaram a ser abordados em uma blitz da polícia, na última terça-feira (3), mas não chegaram a ser detidos, pois não havia nada contra eles.

DINHEIRO
Ontem, durante os trabalhos da perícia, a Polícia Civil encontrou agarrada em uma das rodas da moto abandonada o dinheiro levado no assalto. Porém, as notas estavam muito queimadas, impedindo sua contagem. Os corpos de David e Marcelo estão no Instituto Médico Legal de Ipatinga.

SEGUNDA VEZ
De acordo com a polícia, um dos assaltantes mortos no tiroteio de ontem com a PM estaria envolvido em um assalto em agosto do ano passado, na mesma agência dos Correios roubada na manhã de ontem, em Joanésia. O major Stenner, subcomandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, explica que na época o assalto havia dado certo e que talvez esse tenha sido o principal motivo que levou a um segundo ataque à mesma agência. “Ele então retornou para cometer mais um assalto, mas encontrou com a Polícia Militar pronta para dar resposta. E esse indivíduo, após efetuar disparos contra a PM, foi alvejado em situação de legítima defesa dos militares. Então, há sim ligação com o mesmo assalto do ano passado no mesmo estabelecimento”, finaliza o subcomandante.


Três assaltantes fugiram na moto furtada na manhã de ontem em Ipatinga

Polícia x Bandidos
Esta não é a primeira vez que criminosos são mortos em tiroteio com a polícia no Vale do Aço. Somadas às mortes de ontem, já são quatro bandidos mortos em confronto com a polícia em 2012. No final do mês de abril, um assalto a uma loja de roupas no bairro Cidade Nobre terminou com um homem morto pela Polícia Militar, que reagiu à ação do assaltante. Na ocasião, seu comparsa se entregou, depois de tentar fazer reféns.
No dia 22 de maio, um menor morreu e outro adolescente ficou ferido durante uma tentativa de assalto frustrada a uma padaria, em Timóteo. Silvério da Conceição de Lima, de 17 anos, mais conhecido como Beibinho, morreu depois de ser alvejado pelo único disparo dado pelo investigador da Polícia Civil, Marco Antônio Nunes de Souza. O policial lotado na PC de Betim estava dentro da padaria em que os menores praticavam o assalto à mão armada.


O dinheiro do assalto ficou agarrado em uma das rodas da moto e parte dele acabou queimado

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com