Cultura

Bandas de Minas contempla a Banda N. Sra. Auxiliadora

FABRICIANO – O vereador Marcos da Luz (PT) esteve reunido com Marco Tulio Costa Barbosa, diretor de Programas e Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Cultura, do qual recebeu a confirmação que, por intercessão de seu mandato, a Banda de Música Nossa Senhora Auxiliadora foi contemplada no Edital Bandas de Minas e irá receber, provavelmente no próximo dia 30, em Belo Horizonte, 09 novos instrumentos: 1 bombardino, 1 clarinete, 3 flautas, 1 sax alto, 1 sax soprano, 1 trombone de vara e 1 trompete.

Patrimônio cultural de Fabriciano, com 75 anos de história, a banda foi fundada com apoio da então Companhia Siderúrgica Belgo Mineira. O atual maestro é Walter Alves da Silva. Em 07/09/1984 foi inaugurada a sua sede própria, próximo ao trevo da cidade. Em 2014, recebeu o registro como patrimônio imaterial do município, sob os aspectos memória, história, identidade, sociabilidade.

Popularmente conhecida como “Banda do Miro”, alusão a um dos seus fundadores, Clodomiro de Jesus, cidadão conhecido pela sua dedicação e empenho por vários anos às iniciativas culturais e ações a frente da banda, além sua incansável dedicação à banda. A banda apresenta-se voluntariamente em comunidades locais e municípios vizinhos nas principais datas cívicas e comemorativas, promovendo a integração dos seus componentes à sociedade através da música.

ARTESANATO

Esta semana o vereador Marcos da Luz prestou homenagem do Legislativoà artesã Ilza Helena da Silva (foto), moradora do bairro Geovanini, pelo registro como patrimônio cultural imaterial da sua técnica da arte em cerâmica denominada “Malacabada”. Conhecida como Lelena, a artista plástica é uma lutadora, “uma profissional da arte que merece todo o nosso apoio”, destacou o parlamentar.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com