Cidades

Bancos lideram ranking de reclamações na Codecon

FABRICIANO – A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) de Coronel Fabriciano divulgou, nesta segunda-feira (6), o balanço de reclamações e atendimentos registrados no órgão durante 2013. Ao todo, foram 1.250 atendimentos, número quase idêntico a 2012, quando foram registrados 1.249 atendimentos. Apesar dos números se apresentarem estáveis, houve mudanças nas características das reclamações.

CAMPEÕES

Os campeões de atendimento são os consumidores lesados por bancos e financeiras. Em 2013, 37,44% dos atendimentos foram relacionados a área financeira. “A maioria das reclamações referem-se a problemas com cobranças de cartão de crédito, boletos, cheques e tarifas bancárias. No ano passado atendemos 468 situações relacionadas a essas demandas”, explica o coordenador da Codecon, Tiago Gomide.

VICE
Em segundo lugar no ranking de reclamações estão os registros referentes a produtos, que apresentaram aumento. Em 2012 foram 310 processos, enquanto 2013 somou 395. Já as reclamações de serviços essenciais como água, luz e telefone aumentaram de 243 para 272 e permaneceram na terceira posição.
Em quarto lugar estão as reclamações por serviços privados. “É quando a pessoa contrata um dentista, advogado, agência de turismo e tem problema na prestação desses serviços. Isso corresponde a quase 9% de nossos atendimentos. Em último lugar estão as reclamações aos serviços de saúde”, acrescenta o coordenador.

EMPRESAS
A líder em reclamações na Codecon de Fabriciano é a empresa de telefonia Oi, para a qual foram abertos 261 processos, o que corresponde a 20,28% das reclamações. “Na maioria das vezes, os consumidores nos procuram por terem recebido cobranças indevidas”, detalha Tiago Gomide.
Em segundo lugar ficou a BV Financeira, com 132 atendimentos. Já o banco BMG está em terceiro com 39 processos abertos. O banco Bonsucesso registrou o mesmo número de atendimentos. “As instituições financeiras sempre apresentam um dado negativo quando o assunto são reclamações no Procon”, finaliza o coordenador.

SERVIÇO
Consumidores que sentirem lesados pela compra de produtos ou serviço prestado por alguma empresa ou profissional podem procurar a Codecon, na rua Efrem Macedo, nº 259, bairro Santa Helena. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

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