Cidades

Avião com deportados dos EUA chega a Minas

Informação inicial era de que 106 passageiros estariam no avião, mas número foi reduzido para 30. É a primeira viagem de deportados brasileiros no governo Biden.

BH – O voo que trouxe 30 deportados brasileiros dos Estados Unidos pousou às 15h45 desta sexta-feira (21), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana. Inicialmente, seriam 106 passageiros. O novo número foi confirmado ao G1 pela BHAirport, que administra o aeroporto, e por fontes da Polícia Federal.

Segundo o Itamaraty, a redução se deu porque “alguns deportandos obtiveram judicialmente a suspensão da ordem de deportação”. Além disso, outros foram submetidos, na detenção em que se encontravam nos Estados Unidos, a testes de detecção de Covid diferentes dos exigidos pela legislação brasileira para ingresso em território nacional.

O ministério disse ainda que a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília poderia fornecer informações adicionais. Mas, procurada pelo G1, a embaixada não havia respondido até a última atualização desta reportagem.

O voo, que estava previsto para chegar às 14h50, sofreu um atraso de quase uma hora .

ALGEMADO

Um dos deportados, que se identificou apenas como Pedro, foi o primeiro a desembarcar. Ele disse que viajou algemado.

O brasileiro saiu de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, em busca de uma vida melhor. Pedro entrou nos Estados Unidos pela fronteira com o México, mas acabou preso.

“Imigração trata as pessoas como eles querem. Tratam mal. Tratam com desumanidade”, disse ele.

EMISSÃO DE PASSAPORTES

A emissão de passaportes quase dobrou em Minas Gerais, de janeiro a abril deste ano, segundo a Polícia Federal.

“Nos chamou atenção que o público que vem tirar o passaporte hoje é muito mais o público interessado em emigrar para outro país, principalmente o pessoal do leste mineiro que tem uma tradição de imigração muito grande”, disse o chefe da delegacia de imigração da Polícia Federal, Marinho Rezende.

Segundo ele, há vários voos programados com deportados este ano porque os abrigos do governo americano estão lotados de imigrantes que foram detidos na travessia entre México e Estados Unidos.

GOVERNO BIDEN

É o primeiro voo com brasileiros deportados desde a posse do presidente norte-americano, Joe Biden, e o 23° com o mesmo objetivo (relembre ao final da reportagem).

Desde 2019 (vídeo abaixo), os voos de deportação foram intensificados “em razão do aumento das detenções de nacionais na fronteira Sul dos Estados Unidos”, segundo o Itamaraty.

Aquele ano marcou a retomada de uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006, quando o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior. Mas, segundo o Itamaraty, houve voos com deportados também nos anos de 2017 e 2018 e a intensificação depois de 2019 não reflete “mudanças de política relativa aos voos”.

Brasileiros que vieram dos EUA em voos anteriores relataram maus-tratos. Na chegada, um deles, que não quis se identificar, disse que muitos passaram fome durante a prisão. Homens, mulheres e crianças, de vários estados do país, desembarcaram apenas com a roupa do corpo, documentos e o que sobrou do dinheiro que levaram. (Do G-1)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com