Cidades

Avanços na área de assistência social são tema da X Conferência

IPATINGA – A X Conferência Municipal de Assistência Social de Ipatinga está confirmada para este fim de semana. Nesta sexta e sábado (5 e 6 de julho), representantes do poder público e da sociedade civil vão discutir o tema “A gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) – SUAS: 8 anos de Conquista” e eleger diretrizes do município a serem levadas para a esfera estadual.

A abertura da conferência acontece no Ipaminas Esporte Clube, no bairro Cidade Nobre, sexta-feira, a partir das 18h, e contará com a presença do representante do Ministério Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), José Cruz, que vai ministrar uma palestra sobre os desafios e avanços conquistados pelo SUAS.

TEMAS

Na manhã de sábado, o evento será na Escola Municipal Hugo Duarte Coutinho, situada à rua Jordão, 145, no Canaã, onde os participantes vão discutir os seis eixos temáticos propostos pelo MDS: Co-financiamento obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: Vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos Benefícios no SUAS; e Regionalização.

Após a discussão dos eixos temáticos, os participantes seguem para a plenária de aprovação das diretrizes para o plano de trabalhos do SUAS no município e elegem os representantes de Ipatinga para a etapa estadual.
A X Conferência Municipal de Assistência Social é uma realização da Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social de Ipatinga.

PARTICIPAÇÃO
O evento é aberto a toda a comunidade, bastando que os interessados em participar como ouvintes se dirijam aos locais e horários estabelecidos. Terão direito a voz e voto apenas os delegados eleitos durante as pré-conferências, que aconteceram entre os dias 11 e 20 de junho, nos cinco territórios formados por bairros das regionais de Ipatinga.

Conforme explica o secretário de Assistência Social, Vasconcelo Lagares, as pré-conferências reforçam o compromisso da Prefeitura de Ipatinga em garantir a participação popular nas políticas públicas do município. “Com a eleição de representantes dos territórios, tivemos condições de promover a participação de agentes de várias partes do município”, observa o secretário.

Durante a pré-conferência, cada território teve o direito de indicar oito representantes de prestadores de serviços e entidades, oito usuários e oito trabalhadores da área, que vão votar as diretrizes durante a X Conferência Municipal de Assistência Social.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com