Cidades

Autismo: Prefeitura de Ipatinga apoia corrida de conscientização

Prefeito recebe familiares de crianças com transtorno. Evento será realizado no final de junho, no Parque Ipanema.

IPATINGA – “Quero convocar os atletas que forem participar deste evento para que desta vez eles corram representando uma criança que tenha autismo. Que não completem a prova por eles e sim pela causa, que é nobre e de extrema importância”.

Esse pedido foi feito pelo prefeito Nardyello Rocha, após receber duas famílias de crianças que enfrentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), acompanhadas do neuropediatra Marcone Oliveira e um representante da empresa promotora de eventos Pace 3. Eles estiveram com o Executivo para divulgação oficial da 1ª Corrida e Caminhada Pelo Autismo do Vale do Aço, que tem o apoio da Prefeitura de Ipatinga e será realizada no dia 30 de junho, às 8h30, no Parque Ipanema.

O chefe do Executivo conversou com o neuropediatra Marcone Oliveira sobre a política da administração municipal de apoio a eventos esportivos e, em especial, àqueles que promovam a conscientização da população acerca de causas sociais. Por sua vez, o médico informou que parcela do valor arrecadado no evento será doada a instituições que atuam em trabalhos envolvendo crianças autistas na região.

PRECONCEITOS

Idealista da corrida e mãe de uma criança com o Transtorno do Espectro Autista, Rosilene Pereira Gonçalves participou da reunião de lançamento do evento ao lado do seu esposo, Leomar Silva Marques. O filho Gabriel Pereira da Silva, de 12 anos, também estava presente. Ela conta que a ideia da corrida partiu da dificuldade que as famílias têm de quebrar preconceitos acerca do assunto.

“Não existe uma característica física que demonstre a deficiência. Sendo assim, muitas vezes as pessoas julgam e acham que a criança está pegando pirraça, quando na verdade ela está reagindo a uma situação com a qual ela não sabe lidar. Então sempre senti o desejo no meu coração de fazer algo para movimentar a sociedade para conhecer melhor o Transtorno e criar empatia quanto ao tema. Graças ao doutor Marcone, esse sonho meu saiu do papel, e em breve vamos promover essa corrida, que para nós familiares já é um sucesso”, acredita.

Também participaram da reunião a mãe da autista Carolina Eler Vieira, de seis anos, Jordânia da Silva Eler Vieira, e o avô da menina, Ilson Eler, além do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira.

A CORRIDA

Organizada pela Pace 3 Eventos Esportivos, com apoio da Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a 1ª Corrida e Caminhada Pelo Autismo do Vale do Aço tem como objetivo, além de promover a atividade física, aprofundar, divulgar e destacar o conhecimento sobre o Autismo entre os corredores de rua e na sociedade.

Contando com percurso único de cinco quilômetros, a corrida acontecerá no dia 30 de junho, com largada às 8h30, no Parque Ipanema.

As inscrições acontecem até o dia 27 de junho, através da internet. Com valor de R$ 75 (primeiro lote, até 17 de junho), o corredor inscrito garante um kit contendo camisa, um chip com número de peito e Squeeze. Todos os corredores que completarem o percurso receberão uma medalha.

O TRANSTORNO

O autismo, distúrbio de desenvolvimento que afeta milhares de crianças no mundo, foi descrito pela primeira vez nos anos de 1940, pelo psiquiatra americano Leo Kanner (1894-1891) e pelo pediatra austríaco Hans Asperger (1906-1980). Estudos apontam que no Brasil são cerca de 1 milhão de autistas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com