Cidades

Aumentam os riscos de incêndios nas florestas

(Crédito: Divulgação Aperam)

 

TIMÓTEO – Com o tempo seco típico da região e o forte calor dos últimos dias a equipe da Fundação Aperam Acesita está com atenção redobrada para a prevenção de incêndios florestais. Em parceria com Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar Ambiental e Instituto Estadual de Florestas, a Fundação mantém o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que contempla a gestão de áreas verdes da empresa, em Timóteo.

Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, mesmo com todo trabalho no Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, a colaboração das pessoas é essencial. “Um incêndio não traz apenas prejuízos para a fauna e a flora do lugar. Com o tempo seco, a fumaça resultante do incêndio prejudica a qualidade do ar e, consequentemente, aumentam os casos de problemas respiratórios. Além disso, é preciso um cuidado especial para cuidar da vegetação e preservar as nascentes”, disse.

A Fundação participa como parceira da Prefeitura de Timóteo, no plano municipal de prevenção e combate a incêndios florestais. Além disso, outros serviços são realizados na gestão das áreas verdes como irrigação, resfriamento de encostas e drenagem de caixas de contenção, além da vigilância motorizada que realiza rondas periódicas para identificar possíveis focos ou ocorrências de incêndio.

No Centro de Educação Ambiental – Oikós, a Fundação realiza cursos de capacitação para brigadistas, que atuam na Empresa e em outras instituições do município, em parceria com o IEF e Corpo de Bombeiros Militar.
O sistema do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais atua em 100% dos focos nas áreas da Aperam, com os serviços dos vigias motorizados, caminhão pipa ou brigada.

Por meio da Rede de Vizinhos, a equipe do combate ao fogo se multiplica com o apoio de mais de duas mil pessoas da comunidade.

CUIDADOS

A equipe do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais recomenda alguns cuidados como não queimar lixo nas proximidades de vegetação seca, não jogar tocos de cigarro nas margens de rodovias, não fazer queimadas para limpar terrenos, não soltar balões ou fogos de artifício perto de florestas ou áreas verdes e evitar a queima e o acúmulo de lixo ou folhas em quintais e lotes vagos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com