Cidades

Aulas do Pronatec têm início no Senai

Cerca de 60 alunos do curso de Auxiliar de Recursos Humanos iniciaram as aulas de capacitação profissional

TIMÓTEO – Começou nesta segunda-feira (11) na sede do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) as aulas da primeira turma de 2013 do Programa Nacional do Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Cerca de 60 alunos do curso de Auxiliar de Recursos Humanos iniciaram as aulas de capacitação profissional que tem carga horária de 180 horas em cerca de três meses.

Até o fim do mês, outros 60 alunos deverão iniciar as aulas no Centro de Formação Profissional do Senai, no bairro Olaria. Em abril, será a vez de outros 40 alunos iniciaram a formação e, em maio, mais 80 alunos. No total, 260 alunos, na maioria jovens, terão oportunidade de se capacitarem para o preenchimento de vagas de emprego no mercado formal de trabalho.

Para participar do Pronatec, os alunos deverão ter entre 16 e 59 anos e estarem inscritos em algum programa social do governo federal. “Para garantir que o pretendente a uma vaga nos cursos esteja realmente precisando”, justificou o secretário de Assistência Social de Timóteo, Robson Luiz Alves de Lima. Presente na aula inaugural, Robson destacou a intensa procura pelos cursos oferecidos pelo Pronatec no município.

Segundo ele, essa procura “demonstra o quanto é necessário levar a oportunidade de capacitação a quem tem menor acesso aos meio formais de educação técnica”. “E também proporcionar aos integrantes dos programas sociais uma chance de se promoverem socialmente”, definiu o secretário.

DEMANDA
O coordenador do Senai em Timóteo, Telmo Bianchini, elogiou o empenho da Administração Municipal em garantir alunos para preencherem as vagas disponíveis no Pronatec. “É um sucesso termos a sala cheia no lançamento da primeira turma do ano. E temos os alunos necessários para iniciarmos outras turmas”, relatou. Bianchini informou que duas turmas do Pronatec (Elétrica Predial de Baixa Tensão) se formam na próxima semana e outras três turmas (Pedreiros de Alvenaria e Revestimento) se formam até o final do mês.

CRAS
Telmo Bianchini reforçou que o Pronatec continuará abrindo vagas para receber pessoas dos programas sociais para capacitação profissional. Segundo ele, é grande a demanda por mão de obra qualificada no mercado de trabalho. “Não está faltando emprego, está faltando gente qualificada para preencher as vagas”, disse, citando a construção civil como uma das atividades que mais empregam no Vale do Aço depois da indústria.

Para o secretário Robson Lima, a atuação dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do município têm contribuído para a eficiência do Pronatec. Os CRAS são os responsáveis por receber as inscrições dos interessados e cadastrá-los. Em Timóteo os CRAS funcionam nos bairros Macuco, Ana Moura, Cachoeira do Vale e Centro Sul. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3847-4760 e 3847-4761.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com