Cidades

Aulas da Federal de Ouro Preto em Ipatinga começam em 2016

IPATINGA – A primeira turma do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto está programada para o primeiro semestre de 2016. O processo seletivo será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Governo Federal.

As informações foram repassadas à comunidade na quinta-feira (15) durante audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Ipatinga, que teve como objetivo debater a vinda da UFOP para a região.

Participaram da mesa que conduziu os trabalhos a vereadora Lene Teixeira (PT), autora do requerimento que deu origem ao evento, a superintendente regional de ensino Maria do Carmo Silva, o vice-prefeito Alfredo Ramalho, a secretária adjunta de Educação, Márcia Leal, além do deputado federal Leonardo Monteiro, que veio à cidade especialmente para ocasião.

PRODUTIVO
A audiência também foi acompanhada por diversos setores da comunidade: representantes de entidades de classe, profissionais liberais e estudantes como Renato Lima Traspadini e Ismael Pereira Santos, ambos de 15 anos. Os jovens estudantes cursam o segundo ano do ensino médio e disseram que veem com expectativa a vinda de uma universidade federal para Ipatinga.

“A audiência pública foi muito produtiva. Pudemos saber melhor sobre o trabalho que está sendo desenvolvido”, afirmou Renato. “Foram muitas falas interessantes, também tinha curiosidade sobre quais cursos vão ser implantados”, completou Ismael, que participou pela primeira vez de uma audiência pública.

O advogado Jorge Ferreira também esteve presente no evento e usou a tribuna para expressar a satisfação com a notícia da instalação de um campus federal na cidade. “De todas as audiências que já participei, esse tema é o que me deu maior alegria”, afirmou, lembrando que, além de atuar no campo jurídico, também é professor. Ao final de sua fala, parabenizou a vereadora Lene Teixeira pela convocação da audiência e aos demais presentes.

DETALHES
Durante a audiência foram repassadas informações atualizadas sobre a atual situação do campus da UFOP na cidade. O projeto arquitetônico já se encontra em fase de elaboração e deverá ficar pronto até junho, quando se inicia a fase de elaboração do projeto estrutural. As obras serão iniciadas no final de 2014. O campus de Ipatinga será instalado no bairro Cidade Nobre, na área da atual Superintendência de Planejamento (Suplan).

O Ministério da Educação já liberou recursos na ordem de R$ 14 milhões para a unidade em Ipatinga. Por ano, o campus irá receber duas turmas de 30 alunos e o primeiro processo seletivo acontece já no ano que vem, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

 

Prefeita destaca ações em prol do campus
IPATINGA
– A implantação do campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em Ipatinga é uma realidade muito próxima de ser consolidada. A avaliação é da prefeita Cecília Ferramenta, que desde o ano passado mantém conversações com a direção da UFOP, especialmente após o Ministério da Educação aprovar a criação do curso de Medicina no município, mantido pela universidade pública.

“Fizemos a indicação do terreno da antiga Suplan (bairro Cidade Nobre), bem ao lado do Hospital Municipal, para sediar o campus da UFOP, e a área foi prontamente aprovada pela instituição de ensino superior. Ainda falta a autorização legislativa para firmarmos essa parceria que será um marco histórico para Ipatinga e região, e representa um sonho da população”, confirma a prefeita, que recentemente recebeu a visita do reitor da UFOP, Marcone Jamilson Freitas Sousa, e de uma comitiva da universidade, para avaliação do imóvel.

APOIO
Desde o ano passado, ao assumir a Prefeitura, a prefeita vem participando de uma série de encontros e audiências no Ministério da Educação, em Brasília, para conseguir a criação da universidade federal na região. “Temos a participação atuante da nossa bancada aliada na Câmara Municipal, que inclusive indicou a vereadora Lene Teixeira para representá-la nessas conversações, e também dos deputados Gabriel Guimarães e Leonardo Monteiro para transformar esse projeto em realidade”, agradece a prefeita, lembrando também o apoio dado pelo ex-ministro da Educação e atual chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloízio Mercadante.

REFERÊNCIA

Na avaliação de Cecília Ferramenta, a implantação do curso de Medicina da UFOP abre as portas para que Ipatinga se transforme em referência também no ensino público superior. “A nossa cidade e região têm potencial para virar um polo universitário de qualidade em Minas Gerais, proporcionando a formação de profissionais capacitados e cidadãos preparados para contribuir com um país melhor para todos”, assegura a prefeita de Ipatinga, citando que Ipatinga se prepara também para receber uma unidade do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), ofertando cursos técnicos e de graduação em áreas exatas.


O reitor da UFOP (E) é recepcionado pela prefeita e o secretário de Saúde, em visita na área da Suplan

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com