Cultura

Auditores são qualificados com reconhecimento internacional

IPATINGA – Como parte do Programa de Capacitação para a Qualidade 2013, profissionais do corpo de Auditores da Qualidade da Usiminas participaram de um treinamento in company denominado “Formação de Auditor Líder do Sistema de Gestão da Qualidade” ministrado pela British Standards Institution (BSI) e acreditado pelo RABQSA, organismo australiano de certificação de treinamentos e de pessoas.

O curso foi desenvolvido com o objetivo de complementar a formação de auditores internos e capacitá-los para liderar auditorias por meio do estudo e desenvolvimento de técnicas. No fim do curso, os participantes foram submetidos a uma prova e os resultados foram divulgados na última semana. Vinte e seis auditores da Usiminas foram aprovados – sendo 18 de Ipatinga e 8 de Cubatão.

TEMAS

“O objetivo é garantir a qualidade das auditorias internas da Usiminas, por meio do aperfeiçoamento e qualificação, em padrões mundiais, dos profissionais responsáveis por esta atividade”, ressalta Eduardo Côrtes Sarmento, gerente-geral de Atendimento ao Cliente, Garantia da Qualidade e Produto.

Realizado em Ipatinga de 18 a 22 e em Cubatão, de 25 a 29 de novembro, o curso abordou temas como gestão da qualidade, ISO 9001:2008, ISO 19011:2002, gerenciamento de programa de auditoria, planejamento, condução de reuniões de abertura, responsabilidades e comunicação de auditores.

Este foi o primeiro treinamento ministrado para a equipe de Cubatão usando como referência a metodologia BSI. Já em Ipatinga, vinte auditores já haviam sido certificados no ano anterior. Em 2014 a Usiminas irá oferecer o treinamento para uma nova turma de auditores que terão a oportunidade de receber o reconhecimento internacional.

EFICÁCIA

As Auditorias Internas da Qualidade são conduzidas pela própria empresa para avaliar a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade em relação às normas e diretrizes estabelecidas pela Alta Direção. É um processo sistemático, documentado e independente, para obter evidências e avaliá-las objetivamente para determinar a extensão na qual o conjunto de políticas, procedimentos ou requisitos são atendidos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com