Cultura

Atriz Grace Passô é atração no Oficinas Culturais Trocas Coletivas

IPATINGA – O Oficinas Culturais – Trocas Coletivas abre sua programação de novembro promovendo um bate papo com a premiada atriz, dramaturga e diretora Grace Passô, na próxima quarta-feira (4), a partir das 20h, no You Tube: Oficinas Culturais Ipatinga. No sofá do oficinas, presença de Claudinei de Souza, idealizador do projeto, João Carlos Cardoso e Diego Martins, integrantes do Casa Laboratório, que indicaram a atriz para esta edição do Oficinas.

VAGA CARNE

Grace Passô, que já esteve em Ipatinga apresentando seu solo “Vaga Carne” e ministrando oficina, tem uma trajetória marcante. Formada pelo Centro de Formação Artística Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado, a belo-horizontina coleciona prêmios por onde passa, como dramaturga, atriz e diretora.  O primeiro deles foi como dramaturga, pelo texto “Por Elise”, montado pelo Grupo Espanca, que fundou em 2004 e ficou por dez anos. O espetáculo ganhou projeção nacional com sua apresentação, em 2005, na mostra paralela do Fringe, Festival de Teatro de Curitiba, e o texto recebeu, em 2005, o prêmio pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e SESC/Sated e, em 2006 o prêmio Shell de Teatro de São Paulo.  Com “Vaga Carne”, que estreou em 2016, colecionou vários prêmios de melhor atriz, dramaturga e espetáculo.

CINEMA

No cinema atuou nos filmes Elon Não Acredita Na Morte, de Ricardo Alves Jr., Praça Paris, de Lúcia Murat, prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema do Rio; Temporada, de André Novais, prêmio de melhor atriz no Festival de Brasília e Festival de Turim, Itália; No Coração Do Mundo, de Gabriel Martins e Maurílio Martins e no média metragem Vaga Carne, que dirigiu em parceria com Ricardo Alves Jr. Seu mais recente lançamento é o curta metragem “República”, produzido em parceria com Wilssa Esser, a convite do Instituto Moreira Salles, por meio do IMS Quarentena, um programa destinado a exibir e promover a arte durante o isolamento.

O diretor do Espaço Cultural Casa Laboratório, João Carlos Cardoso destaca que, quando recebeu o convite do projeto Oficinas Culturais, para partilhar a curadoria, logo pensou em Grace Passô. “Nosso desejo em convidá-la, se deu a partir da necessidade de repensar a escrita teatral, no contexto em que vivemos – social, cultural e político. Estamos num momento de tantas inquietudes, em que vários questionamentos nos aflige.  Uma reflexão mais ampla sobre esse assunto das narrativas no contexto pandemia, saúde pública, política é de extrema importância”, avalia João Carlos.

TROCAS

O projeto Oficinas Culturais Trocas Coletivas é uma realização do dramaturgo, ator e diretor Claudinei de Souza. Conta com patrocínio da Usiminas, Pedreira Um Valemix e Valemassa, apoio do Instituto Usiminas e Fundação Vovô João Azevedo. O Incentivo é do Governo do Estado de Minas Gerais por meio da Lei estadual de Incentivo à Cultura. A produção é de Marilda Lyra e Rodolfo Bello. Informações pelos telefones (31) 98883 – 3142, (31) 99966 – 4166 e (31) 98662 – 4085.

SERVIÇO

Oficinas Culturais – Trocas Coletivas 20 anos

Local: Youtube – Oficinas Culturais Ipatinga

Dia 04 de novembro, às 20h – Live com Grace Passô, com participação de João Carlos Cardoso e Diego Martins do Espaço Cultural Casa Laboratório

Tema: Arte, Teatro e Dramaturgia

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com