Nacionais

Ato defende Glenn Greenwald, The Intercept e jornalismo livre

(DA REDAÇÃO) – A manifestação de apoio ao jornalista Glenn Greenwald e ao site The Intercept mobilizou um grande número de pessoas na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) na noite de terça-feira. A platéia foi composta por muitos artistas, lideranças políticas, jornalistas e escritores. O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia não compareceu, mas gravou um vídeo de apoio. “Os vazamento de hackers são tão criminosos quanto os de agentes públicos”, disse Maia, defendendo o direito de jornalistas de publicarem as informações, bem como o sigilo da fonte e a liberdade de expressão. O ato prestava solidariedade ao jornalista e ao The Intercept Brasil, que estão sofrendo ataques do governo por conta das reportagens que vem soltando há 2 meses conhecidas como VazaJato. O evento lotou a Associação Brasileira de Imprensa e contou com a presença de Chico Buarque, Wagner Moura, Camila Pitanga, entre outros.

Sob os gritos de “Nenhum passo atrás, ditadura nunca mais” e “Fora Bolsonaro”, Glenn Greenwald foi ovacionado na ABI. “A democracia não pode existir sem imprensa livre. Não me importo com as ameaças, com a Polícia Federal na minha casa. Eu não vou fugir desse país, eu vou ficar aqui”, disse Greenwald.

Ele também recebeu apoio em vídeo gravado pela jornalista Naomi Klei, escritora jornalista e correspondente sênior do The Intercept; e do âncora da Fox News, Tucker Carlson, considerado um expoente do jornalismo conservador dos EUA, que defendeu a liberdade de imprensa, o sigilo da fonte e elogiou o trabalho investigativo e responsável de Glenn Greenwald.

O cantor e compositor Chico Buarque uma das estrela do ato também discursou em defesa do jornalismo livre:  “Ficou explícito para quem quiser ver e quiser aprender o quanto se armou, o quanto se tramou para eleger este governo. O que se armou debaixo dos panos pelos grandes órgãos de comunicação exaltando seus juízes e procuradores. O juiz Sérgio Moro, por exemplo, foi eleito o Homem do Ano, o homem que faz a diferença. E hoje a gente sabe que tipo de diferença ele andou fazendo”, disse Chico Buarque, provocando risos na plateia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com