Cidades

Atividades culturais marcaram o Dia de Combate à Violência contra Idosos

IPATINGA – Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o Conselho Municipal do Idoso de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, juntamente com as entidades socioassistenciais e vários parceiros, diversas atividades no galpão central do Parque Ipanema.

O evento denominado “Manhã no Parque – Não à Violência contra a Pessoa Idosa”, de mobilização e conscientização, teve a participação maciça de idosos cadastrados em diversas entidades. Também o prefeito Nardyello Rocha prestigiou a programação.

No entorno do galpão, estandes com profissionais de saúde ligados à Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e estudantes da Faculdade Única realizaram aferição de pressão arterial e mediram índice de glicemia no sangue. A Fadipa também esteve presente com seu estande, oferecendo orientação jurídica.

Outro estande concorrido foi o do Banco de Alimentos de Ipatinga, que contribui com doações para entidades assistenciais do município e apresentou durante o evento a sua famosa geleia de pera para degustação do público.

Apresentações culturais realizadas pelos grupos da terceira idade também animaram o encontro. Em clima de muita alegria e descontração, os idosos dançaram e se divertiram bastante. Entre eles estava o aposentado Afonso Papa de Araújo, de 76 anos, mais conhecido no bairro Canaãzinho, onde reside, como “Querosene”. Ele, que já foi eleito Mister Terceira Idade, ficou bastante satisfeito com a manhã festiva. “Esse apelido vem desde minha época de jogador de futebol amador na cidade”, explicou, para complementar em seguida: “O evento está nos proporcionando o reencontro com vários amigos e, só por isso, já seria válido”.

POPULAÇÃO IDOSA

Estima-se que atualmente Ipatinga tenha uma população idosa de 26 mil pessoas ou cerca de 10% dos moradores. Segundo o IBGE, em 2017 os idosos representavam 13,5% da população brasileira, e a estimativa é de que em 2027 o Brasil terá 24,5% de sua população formada por idosos.

Além do prefeito Nardyello Rocha, os vereadores Franklin Meireles, Avelino Cruz (“Vevê”), Chiquinho do Bom Jardim, Rominalda e Vanderson Autotrans também passaram pelo Parque Ipanema. Nardyello destacou que o Executivo está atento aos cuidados que a população ipatinguense da terceira idade necessita. ”Atender dignamente essas pessoas que ajudaram na construção da nossa cidade é prioridade do governo, e os nossos órgãos responsáveis estão instruídos a lhes proporcionar toda assistência necessária”, enfatizou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com