Cidades

Associação do Cariru cede imóvel para unidade de saúde

Imóvel do bairro Cariru que está sendo destinado à implantação da unidade de saúde   (Crédito: Mariana Goulart)

 

IPATINGA – Um antigo sonho dos moradores dos bairros Cariru está mais perto de ser realizado. É que a Associação de Moradores dos Bairros Cariru e Castelo (AMBCC) cedeu o imóvel pertencente à Associação para que a Prefeitura Municipal de Ipatinga possa instalar uma unidade de saúde.

IMÓVEL
O imóvel fica localizado na rua Síria e hoje está alugado, mas a Associação possui os direitos sobre a residência, que foi doada à entidade pelo Ministério Público. “Trata-se de bem adquirido com valores oriundos de compensações ambientais e urbanísticas, por meio de acordo judicial firmado em um processo que questionava a construção de prédios no bairro Cariru, e que inicialmente foram depositados em uma conta judicial”, informou o promotor público, Walter Freitas.
Walter contou que o imóvel deve atender às necessidades do bairro. “Na ocasião, foi estabelecido que a medida compensatória deveria ser utilizada em prol do bairro, em empreendimento de uso e acesso comunitário, sendo que inicialmente, o imóvel estava destinado à instalação de uma creche, tendo a entidade desistido do projeto”, disse.
Ele disse ainda que a Secretaria Municipal de Saúde informou que o imóvel lhe foi cedido pela Associação dos Moradores do Bairro Cariru. “O imóvel foi disponibilizado com a indicação da demanda de instalação de uma unidade de saúde no bairro. Segundo a Secretaria de Saúde, após estudos da área e microáreas do bairro, no local deve ser implantado uma equipe de PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde), disponibilizando atendimento médico e de enfermagem com foco na pessoa idosa, adulto, criança, adolescente e mulher”, explicou o promotor.

REUNIÃO
A cessão do imóvel foi decidida em reunião há cerca de um mês, quando o presidente da Associação de Moradores, Aladilson Cruz Martins, o promotor público Walter Freitas de Moraes Júnior e representantes da Prefeitura estiveram presentes. Segundo Aladilson ficou acordado que a Prefeitura não precisaria pagar aluguel à Associação. “Por enquanto a Prefeitura vai utilizar esse imóvel e não vai ser cobrado nenhum aluguel. Estamos fazendo isso na tentativa de ajudar, para que essa obra seja realizada. E que esse desejo tão antigo dos moradores seja atendido”, declarou Aladilson.
A expectativa é que em 30 dias o imóvel seja desocupado e possa ser entregue à Prefeitura. “Já fomos à imobiliária que toma conta da casa e eles nos informaram que dentro do prazo máximo de 30 dias o atual inquilino vai entregar a casa. Aí o imóvel vai estar livre para que a Prefeitura dê início às obras necessárias para que a unidade de saúde possa funcionar o quanto antes”, informou o presidente da Associação de Moradores.

IDOSOS
A principal alegação dos moradores para justificar a necessidade de um posto de saúde para atender às comunidades do Cariru e do Castelo é o envelhecimento da população. “A Associação está trabalhando muito para ver se consegue trazer um posto de saúde para o nosso bairro. E isso com certeza vai ser muito bom para todos nós, porque no Cariru tem muitas pessoas idosas, pois nos últimos anos a população envelheceu”, considerou a autônoma Sônia Maciel Canavaro, moradora do bairro Cariru há 21 anos.
O aposentando Geraldo Carvalho de Oliveira disse estar ansioso para que o bairro seja contemplado. “Vai ser ótimo quando tivermos um posto de saúde para nos atender. Aí ninguém vai precisar mais se deslocar até o Bom Retiro, onde tem o posto mais próximo. Esse desejo precisa mesmo ser realizado para beneficiar toda a comunidade”, considerou Geraldo Carvalho.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com