Cidades

Ascari ganha novo galpão de reciclagem

Ascari volta a se reerguer e passa a funcionar em um amplo espaço no Jardim Panorama

IPATINGA – Quase quatro meses depois de chorar ao ver arder em chamas o galpão onde funcionava a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ipatinga (Ascari), no bairro Bethânia, a catadora Francisca Jaime da Silva, de 58 anos, voltou a se emocionar. Na manhã desta quinta-feira (15), ela foi conhecer as novas e amplas instalações da entidade, que reabre as portas num espaço com cerca de 2,6 mil metros quadrados, na rua Taparis, no Jardim Panorama.

“Hoje o choro é de alegria, de esperança renovada não só para mim, mas para outras dezenas de famílias que dependem do salário que recebem na associação para sobreviverem”, conta Dona Francisca, como é conhecida entre as colegas de trabalho, ao participar da solenidade de inauguração da nova sede da Ascari. Na época do incêndio, a entidade calculou prejuízo de aproximadamente R$ 100 mil, com todo o material que foi destruído.

RENASCIMENTO
Presente ao evento, a prefeita Cecília Ferramenta voltou a destacar a importância da Ascari para o município, no apoio ao sistema de limpeza urbana, contribuindo para aumentar o tempo de vida útil do aterro, e na geração de empregos e renda para as famílias que trabalham na entidade. “É com muita alegria que a gente presencia o renascimento da Ascari. O município é parceiro da associação e queremos que esse trabalho feito pelos catadores se torne referência no país, por isso vamos trabalhar para ampliar ainda mais essa parceria”, afirma a prefeita.

CONVÊNIO
Em dezembro de 2012, a entidade havia interrompido suas atividades por falta de pagamento dos recursos conveniados e devidos pelo governo anterior. Já no ano passado, logo ao assumir a Prefeitura, a prefeita Cecília Ferramenta determinou todos os esforços para restabelecer os compromissos assumidos com a rede conveniada do município. A Administração firmou um novo convênio com a Ascari, no valor de R$ 176.752,43, repassado em 12 parcelas.

Segundo o presidente da Ascari, José Geraldo Isaías, atualmente a entidade conta com 36 catadores associados e, com o novo espaço, já projeta ampliar a capacidade de produção. “Mensalmente recolhemos 26 toneladas de materiais recicláveis e a nossa meta é, pelo menos, dobrar essa capacidade de produção”, comemora. “Com o novo espaço, além de salas de refeitório, escritório e cozinha, também contamos com novas mesas de separação de material”, completa José Geraldo, adiantando que na próxima semana a entidade vai receber uma nova máquina de prensar.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com