Cultura

As Quatros Estações em cartaz no Centro Cultural Usiminas dia 28

IPATINGA – Ao escolher ‘As Quatro Estações’, o Grupo Pequenos Talentos buscou inspiração nesta obra clássica de Vivaldi que descreve de forma musical as estações do ano, dando personalidade a cada uma delas. O trabalho é dos coreógrafos, Gilberto Mendes Coelho e Poti Ára Bolzan Alves, inspirado na obra do compositor italiano.

Os concertos dessa obra vinham acompanhados por quatro sonetos ilustrativos sobre o tema da respectiva estação, e Vivaldi utilizava os sonetos na partitura indicando para os músicos o que retratava determinado trecho da música: “pássaros”, “a languidez do verão”, “a dança e canto dos camponeses”. O trabalho coreográfico do espetáculo também optou por recorrer aos sonetos, para servirem como suporte e elementos propulsores do espetáculo, usando não somente a descrição que cita a obra como também inserindo-os como texto gravado em off, visando um enriquecimento maior do trabalho. Assim os sonetos contribuem para a contextualização de cada estação:

PRIMAVERA
A primavera nos fala do canto dos pássaros, do vôo da liberdade, do colorido das flores, do vento Zéfiro (o vento mais suave, a mais leve das brisas), da dança das ninfas e dos pastores. A primavera é um período de alegria e leveza. Na coreografia usamos tecidos que simbolizam essa leveza, alegria e riqueza de cores.

VERÃO
O verão é lascivo e cheio de força luminosa, mas também da languidez devido ao calor. É regido pelo vento Bórea, impetuoso, violento. Época de trovões e tempestades; do erotismo, da sensualidade e da luminosidade. Esses são os elementos simbólicos trabalhados. Utilizamos o strobo como recurso para obtermos o efeito das tempestades de relâmpagos e trovões.

OUTONO
O outono é metáfora da tranquilidade e da reflexão. É também, como nos descreve o soneto, a época da colheita; da dança e canto dos camponeses; da alegria e embriaguez provocada pelo vinho. É também a época da caçada. O corpo envolto em figurino coerente é o suporte para a construção coreográfica.

INVERNO
O inverno simboliza a rigidez do frio, do terrível vento Siroco, frio e úmido. Da necessidade de movimentar o corpo para esquentar o frio; do cuidado ao caminhar; pelo escorregar e cair pelo descuido de andar rápido no gelo. É a época de acender o fogo para aquecer. A máquina de fumaça é o recurso para nos reportar a essa estação, assim como o uso de máscaras que fazem referência a cidade de origem do autor e do seu tradicional carnaval.


Serviço:
As Quatro Estações de Vivaldi

Dia: 28 de junho, às 20h
Local: Centro Cultural Usiminas – Ipatinga
Entrada franca, com retirada de ingresso

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com