Cultura

As joias do Prado ganham vida

Rino Stefano Tagliafierro injeta vida e movimento a 30 obras do museu em uma criação de vídeo produzida por “El País Semanal”, um dos conteúdos da edição especial por ocasião do bicentenário da pinacoteca.

Veja o vídeo:

O jovem olha fixamente diante de si. Tão sério e melancólico, tão humano. Quase vivo, seria possível dizer. Se não fosse pelo fato de o menino, acomodado no chão com seu chapéu, estar imóvel desde que Victor Manzano o pintou em 1859. E, no entanto, de repente, pisca. É um instante, mas o espectador percebe. A essência do trabalho de Rino Stefano Tagliafierro (Parma, 39 anos) já ficou em sua mente. “Deve durar como um respiro, não é preciso exagerar”, esclarece o criador. Em 2014, ele descobriu um veículo ideal para combinar sua criatividade e paixão pela arte: animar grandes pinturas. Estreou com Beauty, o curta de nove minutos em que falava da vida e morte pondo em movimento obras célebres como Davi com a Cabeça de Golias, de Caravaggio, e outras desconhecidas. A repercussão ultrapassou em muito sua Itália natal e suas próprias expectativas. Cinco anos depois, técnica e fluidez foram refinadas e Tagliafierro dá um passo maior: reviveu as obras-primas do Prado.

Para festejar o bicentenário da pinacoteca, o criador e seus colaboradores realizaram um vídeo, produzido por El País Semanal, com a animação de trinta pinturas do museu. Desde Um Menininho Sentado, de Manzano, a Saturnina Cataleta, de Francisco de Madrazo, passando por O Jardim das Delícias Terrenas, As Meninas e As Três Graças. O passeio pelas obras se intitula Beleza e Loucura porque outra regra de Tagliafierro considera que as imagens têm de ser funcionais para uma narrativa, um sentimento ou um contraste. Não se trata de demonstrar que sei fazer uma animação, nem de me exceder e passar para o kitsch. A chave é contar uma história, fazer emergirem emoções ocultas, mantendo um equilíbrio entre a obra original e a minha intervenção”, acrescenta, em seu estúdio em Milão.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com