Cultura

As boas safras de Montevidéu e Maldonado

MONTEVIDÉU – Existem dois pontos em comum entre os vinhos e o futebol uruguaios principalmente nos departamentos de Maldonado e Montevidéu. A primeira é a paixão pelos temas, exalada através da pele de cada cidadão do Uruguai e o segundo ponto está nas safras de vinhos premiados e de jogadores que estrelam na seleção “La Celeste” nesta Copa – grande parte proveniente dessas regiões, sendo pés que nasceram da mesma terra.

Este ano, alguns vinhos e bodegas uruguaios localizados nessas regiões foram eleitos como favoritos pelo guia Descorchados, organizado e idealizado por Christian Burgos da revista Adega, e pelo site Tripadvisor. Em Montevidéu, cita-se Bouza, Carrau e Spinoglio e de Maldonado Alto de La Ballena.

Esses dois departamentos são muito característicos e especiais por seu clima e terroir. Vale muito a pena visitá-los nessa época do ano, pois além de receber o festival da “Poda y Cocina Criolla” durante todo o mês de julho, o turista pode passear, beber vinhos, apreciar os jogos da Copa e o show dos jogadores do país.

SELEÇÕES MONTEVIDÉU

Nas safras das seleções de Montevidéu estão, no futebol, nesse Mundial o goleiro Martín Silva, os defensores Sebastián Coates e Martín Cáceres, os atacantes Maximiliano Pereira e Guillermo Varela e os meio-campistas Carlos Sánchez, Diego Laxalt e Jonathan Urreta Viscaya. Já, nos vinhos estão entre os melhores pelo Descorchado o mescla Tinta (tannat, merlot e tempranillo) de 2016 Monte Vude Eu e o Riesling 2016 ambos da Bouza, e o espumante Dixième Brut Nature Chardonnay, da Bodega Carrau.

Por estarem localizadas próximas à capital uruguaia e por sua importância histórica, é a região que domina o consumo de vinho no país e têm os vinhedos mais antigos, possui solo extremamente fértil, onde os produtores realizam controle dos rendimentos e procuram por solo com características mais pobres e pedregosas para obter uvas com mais qualidade.

 SELEÇÕES MALDONADO

Nas safras das seleções de Maldonado estão no futebol nesse mundial Martín Campaña – goleiro e o meia Nahitan Nández. Já na seleção de vinho a dica aqui é o melhor mescla tinta (cabernet franc, merlot e syrah 2013) Cetus Cuvée, da Alto de La Ballena.

Os vinhos produzidos nessa região, composta também por um dos balneários mais luxuosos do mundo: Punta Del Este, são de terroir mais jovem, onde o solo passou a ser explorado recentemente para a vitivinicultura. Região de forte influência oceânica, com ventos constantes que ajudam a controlar a umidade, boa amplitude térmica e solos pedregosos com excelente drenagem.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com