Cultura

Artista retrata “velhinhos de verdade” em exposição

IPATINGA – Logo na montagem da exposição “Colecionadores de Primaveras”, as figuras humanas retratadas pelo artista plástico Frederico Franco chamam a atenção pela perfeição dos traços e chegam a confundir o público. No início da manhã desta sexta-feira (07/11), quando as estruturas eram levadas para o hall da Prefeitura de Ipatinga, alguns servidores do prédio da PMI confessaram ter “levado um susto” ao imaginar que podiam ser “velhinhos de verdade”, que estariam sendo carregados passando mal.

Na produção realizada com apoio da prefeitura de Ipatinga, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, os personagens do artista Frederico Franco em “Colecionadores de Primaveras” homenageiam a população da terceira idade em situações cotidianas. Tem o pescador sorridente com sua pesca, o casal de eternos namorados no banquinho, a dona de casa, o galanteador romântico, o jogador de xadrez, enfim.

“A proposta é promover a inclusão dos idosos nas cenas urbanas, por isso estão todos sorrindo, com semblantes positivos e com mensagens a nos ensinar”, define o artista, que utiliza fibra de vidro, pele de silicone, maquiagem e adereços para compor as estruturas.

O realismo das peças impressiona. A todo momento, o público faz questão de registrar as figuras em fotografias e basta ficar pouco tempo na exposição para ouvir exclamações de anônimos: “Nossa, se parece tanto com meu avô e minha avó!”.

Nascido em Ipatinga e há 12 anos vivendo de artes plásticas, Frederico Franco morou durante cinco anos na Flórida (EUA) e trabalhou em estúdios que faziam cenários para produções da Disney, onde aprendeu a técnica de silicone para compor maquiagens. De volta ao Vale do Aço, passou a produzir peças para grupos teatrais e musicais, com destaque também em exposições do Xerimbabo e estruturas encomendadas por várias empresas da região.

A exposição no hall da Prefeitura, realizada na manhã e tarde desta sexta-feira, inicia uma extensa programação itinerante do projeto que vai percorrer ao todo 15 espaços públicos da cidade.

Neste sábado (08/11) e domingo (09/11), as estruturas serão mostradas, respectivamente, na praça central do Bom Jardim e nas proximidades da Igreja Nossa Senhora da Esperança, no Horto.

O cronograma segue até o dia 30 de novembro, quando a exposição vai para a Feirarte. Já em dezembro, na conclusão do projeto, o artista realiza uma oficina de maquiagem cenográfica para teatro, também com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com