Cidades

Arborização de Timóteo ganha reforço com ipê-rosa e escumilha

Mudas da árvore símbolo do Brasil e da “musa das calçadas” foram plantadas nos bairros Funcionários e Santa Maria

 

TIMÓTEO – Mudas de ipê-rosa, considerada árvore símbolo do Brasil, e de escumilha, conhecida como “musa das calçadas” foram plantadas na Praça Manoel Tomé, no bairro Funcionários e no Cemitério Jardim da Saudade, na quarta e quinta-feira, respectivamente. No total, foram assentadas cerca de 40 mudas que contribuirão para o embelezamento da paisagem urbana. O plantio faz parte das comemorações do Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro.

A atividade é uma promoção dos parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental (PIEA), sendo executada pela Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente de Timóteo. Segundo os organizadores, a arborização desempenha diversas funções relacionadas aos aspectos ecológicos e paisagísticos, proporcionando sombra, redução da poluição, amenização da temperatura, redução da erosão e embelezamento da cidade. As árvores também oferecem abrigo e alimentação à avifauna local, protegendo o ecossistema como um todo.

ESPÉCIES

Localizada no cruzamento das avenidas Ana Moura e JK, a Praça Manoel Tomé recebeu mudas de ipê-rosa, que se destaca pela floração intensa e exuberante, geralmente entre junho e agosto. A intervenção contou com o apoio de representantes do Lions Clube. É considerada uma árvore ornamental, sendo largamente empregada no paisagismo por apresentar belos agrupamentos de flores de cor rosa. Além da beleza, a espécie é recomendada para recuperação de ecossistemas degradados.

No Cemitério Jardim da Saudade, onde plantio foi realizado na quinta-feira, foram plantadas mudas de ipê-rosa e de escumilha. A “musa das calçadas” é reconhecida pela beleza peculiar das flores, ter porte médio e o fato das raízes não se espalharem de forma agressiva. O plantio foi realizado no entorno e área de estacionamento e também na área interna. O plantio contou com a participação de representantes da Secretaria de Obras e da empresa Thermon.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com