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Após quatro anos, Dnit libera edital para reforma da Ponte Velha

FABRICIANO – Em coletiva à imprensa regional na tarde desta terça-feira (22), a prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, acompanhada do vice-prefeito, Bruno Torres, do secretário de Governo, Francisco Soares e do vereador Marcos da Luz, comemorou a publicação do edital para licitação das obras de recuperação da ponte velha que liga Fabriciano a Timóteo.

“Essa é a recompensa do nosso permanente trabalho. Desde 2012, data da interdição da ponte, buscamos a solução definitiva para esse problema. Solicitamos reuniões junto aos governos Estadual e Federal, promovemos audiências, chegamos até acionar o Ministério Público Federal contra o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsporte (Dnit)”, relembra Rosângela Mendes.

Já o vereador Marcos da Luz, parlamentar atuante desde o inicio do problema, salientou a importância da publicação desse edital para a retomada do equilíbrio econômico e social de Fabriciano e cidades da região. “Antes tarde do que nunca. Esta notícia muito nos alegra. Foram 4 anos de transtornos e prejuízos que a interdição da ponte trouxe para a economia local, comerciantes, prestadores de serviços e, sobretudo, para os fabricianenses de modo geral. Continuaremos os nossos trabalhos e iremos cobrar e fiscalizar a conclusão dessa obra tão sonhada no prazo previsto de 18 meses”, diz Marcos da Luz.

HISTÓRICO

A situação da ponte se arrasta desde novembro de 2012, quando ela foi interditada pelo Dnit devido à constatação de abalo estrutural que causou rebaixamento da pista. Em março de 2013, após remoção de parte do asfalto da pista de rolamento para diminuir seu peso, a ponte foi liberada para o tráfego de veículos leves, porém de forma precária. A liberação parcial da ponte, que seria uma medida temporária, permanece na mesma condição até hoje.

PREJUÍZOS
Desde a interdição da ponte, Fabriciano vem enfrentando diversos problemas, já que o local é uma importante rota de escoamento de produção da região e acesso a Belo Horizonte. “Com o desvio do trânsito para a ponte nova, o tráfego de caminhões pesados tem prejudicado nosso calçamento e deixado nosso trânsito mais lento. O comércio localizado às margens da BR-381 (av. Tancredo Neves), nas proximidades da ponte velha, também apresentou queda brusca na movimentação, o que gerou desemprego e protestos dos comerciantes”, lamenta Rosângela Mendes.

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