Internacionais

Após pressão, Irã anuncia prisão dos responsáveis por queda de avião

O país não anunciou a quantidade de presos, mas afirmou que irá responsabilizar agentes pelo erro que derrubou um avião com 176 pessoas


TEERÃ – O Irã anunciou prisões, nesta terça-feira (14), no âmbito da investigação da catástrofe do avião civil ucraniano que foi abatido por engano, um caso que provocou indignação no país e levou a uma terceira noite de protestos.

ONDA DE PROTESTOS

Depois de primeiro negar a hipótese de um míssil iraniano por trás da queda do avião da Ukrainian International Airlines, Teerã admitiu no sábado sua responsabilidade, evocando um “erro humano”. Também denunciou o “aventureirismo americano” neste drama. As 176 pessoas a bordo morreram logo após sua decolagem da capital, em 8 de janeiro.

O anúncio da responsabilidade iraniana provocou uma onda de condenação no país. Vídeos postados nas redes sociais mostram há três dias manifestações pontuadas por palavras de ordem hostis às autoridades, incluindo o clero xiita.

“O MUNDO INTEIRO OBSERVA”

O presidente Hassan Rohani afirmou que seu país deve punir todos os responsáveis pela tragédia. “Para o nosso povo, é muito importante neste acidente que qualquer pessoa que tenha cometido uma falta ou negligência em qualquer nível seja processada”, disse em um discurso televisionado.

O general de brigada Amirali Hajizadeh, comandante do setor aeroespacial da Guarda Revolucionária, assumiu no sábado “total responsabilidade” pela tragédia, enquanto disse que o soldado encarregado de atirar agiu sem ordem.

RAÍZ DO MAL

O presidente Rohani disse também que “a raiz de todos os males” é “a América”. “No entanto, isso não pode ser uma razão para não procurarmos todas as causas” do drama aéreo, ressaltou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com