Cultura

Aplicativo permite ouvir música gratuita

(Crédito: Divulgação UFOP)

OURO PRETO – Possibilitar ao usuário ouvir suas músicas preferidas e descobrir novas através de web rádios do Brasil e do mundo de forma rápida e gratuita. Esse é um dos objetivos do Radialize, projeto desenvolvido por um grupo de pesquisadores do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pelo site “radialize.com.br” e do aplicativo Radialize, as pessoas podem realizar buscas por estilos musicais, nome de artistas ou bandas, de acordo com o seu perfil.

Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto, coordenado pelo professor Álvaro Pereira Jr., traz novidades em relação a outros serviços de streaming de músicas na internet.

“No lugar de gerar uma programação musical específica para o usuário a partir de suas seleções, o Radialize encontra uma web rádio online que tem o perfil selecionado pelo usuário. Essa importante novidade permite que a ferramenta seja gratuita, uma vez que apenas carrega para o usuário a web rádio encontrada, sem ter que pagar pelos direitos autorais, que já estão sendo arcados pelas web rádios em operação. Traçando uma comparação: assim como o Google faz para as páginas da web, o Radialize faz para as web rádios”, explica o docente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com