Cidades

Aperam celebra 75 anos em Timóteo

Baú do tempo vai guardar informações sobre o país e a empresa em 2019, e será aberto em 2044, no centenário da empresa

TIMÓTEO – Chegar aos 75 anos é um marco que poucas empresas atingem. Para a Aperam South America, que nasceu Acesita, em 1944, escrever sua longeva história com relevância, é uma missão. A trajetória da companhia se confunde com a transformação econômica e social de Minas Gerais, um desenvolvimento mútuo e de conquistas para a indústria do aço e para a sociedade. Ao longo desse caminho repleto de desafios, a empresa se consolidou e continua promovendo avanços em seus processos, para o meio ambiente e para as comunidades. 

SOLIDEZ

Um dos maiores players globais em aços inoxidáveis, a empresa, que tem sede em Timóteo, no Vale do Aço, com capacidade de produção de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Para isso, emprega 2300 pessoas, a maioria delas em Timóteo, além de escritório em Belo Horizonte e em São Paulo.

Geradora de emprego e renda para o município e cidades vizinhas, a Aperam, por meio de um programa de gestão sólido e estruturado também atrai para a região uma mão de obra especializada em áreas como siderurgia, engenharia, administração e capacita centenas de profissionais todos os anos, tornando a cidade uma referência para o setor.

CARREIRA

Não é a toa que a empresa possui centenas de empregados com muitos anos de carreira dentro da companhia. Pessoas que iniciaram sua vida profissional na empresa e que galgaram todos os degraus até chegarem a postos de destaque. Um bom exemplo disso é o presidente da empresa Frederico Ayres Lima, que iniciou sua carreira na Aperam como trainee e incentiva a valorização e a capacitação dos empregados, por entender que este é um ativo extremamente importante para a companhia.

“Os empregados têm sido a força motriz que nos impulsionam para as mudanças que nos tornam melhores ao longo do tempo, alcançando posição de destaque no mercado com aços especiais feitos a partir de processos industriais eficientes, inovadores e sustentáveis”.

Aço Verde Aperam colocou Timóteo na vanguarda mundial

Única no mundo a produzir aço utilizando energia 100% limpa e sustentável, a  Aperam South America levou o nome de Timóteo para o mundo, uma vez que a tecnologia de conversão do alto-forno foi desenvolvida pela equipe da Aperam na cidade. O modelo, é exemplo e inspiração para siderúrgicas do mundo todo.

Foi a partir desta inovação que a Empresa criou o Aço Verde Aperam, também único no mundo, cujo processo de produção deixa de emitir 700 toneladas de CO2 por ano no meio ambiente.

Baú do tempo vai marcar o aniversário da empresa

Para marcar os 75 anos da Empresa, um Baú de aço inoxidável, foi produzido pelo Instituto do Inox, especialmente para a celebração da empresa com seus empregados.

Em evento realizado nesta terça, dia 29 de outubro, no jardim da Fundação Aperam Acesita, os empregados foram convidados a colocar no baú (uma espécie de cápsula do tempo) informações e objetos que contarão a história da empresa em 2019 para as gerações futuras, que poderão abrir o compartimento no dia 31/10/2044, quando a empresa completará 100 anos.

“A Aperam foi construída por empregados comprometidos com a construção de um futuro para as novas gerações, atentos às necessidades presentes e futuras do mercado, engajados com as melhores práticas de gestão, de produção e com respeito ao meio ambiente. É o que queremos transmitir às pessoas que estarão na empresa daqui a 25 anos”, esclarece o presidente da companhia.

No baú foram guardados os seguintes itens:

· Foto da atual diretoria

· Jornais

· Músicas mais tocadas em 2019

· Liga Aperam Especial 75 anos

· Relatório Sustentabilidade de 2018

· Foto vencedora do concurso de fotos “onde a inovação ganha vida’

· Foto dos jubilandos que completaram 10, 20 e 30 anos de Empresa em 2019

· Mensagens dos empregados colocadas nas urnas respondendo às perguntas: 1) O que você gostaria de encontrar na empresa quando ela completar 100 anos? 2) Que mensagem você deixaria para seus colegas daqui a 25 anos? 3) Como você acha que estará a Aperam no futuro?

· Calça e camisa de uniforme

· Relatório com todos os empregados ativos

Linha do Tempo | Aperam South America

    31/10/1944: fundação da Companhia Aços Especiais Itabira (Acesita), atual Aperam

    1945: escolha do local da planta industrial – território do então distrito de Timóteo, pertencente a Antônio Dias

    Década de 1940: construção de diversos conjuntos residenciais destinados aos empregados que mais tarde deram origem a bairros como Quitandinha (o mais antigo), Bromélias, Funcionários, Vila dos Técnicos e Olaria

    1951: entra em operação a Usina Hidrelétrica de Sá Carvalho

    1964: Timóteo se emancipa de Coronel Fabriciano e a empresa transfere sua sede para Belo Horizonte.

    1969: transferência da responsabilidade dos bens prestados à população à prefeitura de Timóteo

    1970: criação da Acesita Energética (mais tarde, Aperam Bioenergia)

    1992: assinada a privatização da empresa; modernização da planta industrial e a expansão da produção.

    1999: entra em operação a UHE Guilman Amorim que passa a fornecer energia elétrica também às usinas da ArcelorMittal Aços Longos (em João Monlevade e Samarco Mineração (em Mariana).

    2007: a empresa é adquirida pelo grupo ArcelorMittal, tendo seu nome modificado para ArcelorMittal Timóteo

    2011: a companhia passa a fazer parte do grupo Aperam e adota o nome Aperam South America

    2012 a 2019: investimentos em inovação, processos e pessoas elevam a Aperam South America ao pioneirismo do setor.

Sobre a Aperam South America

A Aperam South America é produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono. A partir de uma gestão baseada nos valores liderança, inovação e agilidade, a Aperam South America consolida-se como líder no mercado brasileiro em seu segmento. Sua planta industrial, localizada em Timóteo-MG, possui capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Utiliza carvão vegetal produzido por sua subsidiária no Vale do Jequitinhonha: a Aperam BioEnergia. A BioEnergia produz e comercializa carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais. Desde 2011, integra o Grupo Aperam, segundo maior da Europa, composto de outras cinco plantas industriais na França e na Bélgica, cuja capacidade alcança 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com