Cidades

Aperam adere ao Novembro Azul

(Crédito: Divulgação)

 

TIMÓTEO – Quem passar pelo Escritório Central da Aperam South America e prédio da Fundação Aperam Acesita neste mês de novembro vai perceber que as fachadas estão iluminadas de azul. Isso porque, pelo segundo ano consecutivo, a empresa aderiu à iniciativa do movimento Novembro Azul, que surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. A cor é uma maneira diferente de chamar a atenção dos homens para o assunto.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), um a cada seis homens terá câncer de próstata e um a cada 36 morrerá da doença. Quando diagnosticado precocemente, o índice de cura pode chegar a 90%, segundo dados do Inca – Instituto Nacional do Câncer. “Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente”, afirma o médico do trabalho, Evonei Melquíades.

A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para a avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual. Esta prática está relacionada à diminuição de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo seguimento.

CÂNCER DE PRÓSTATA
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele.

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e, potencialmente, fatal. Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Segundo dados do Inca, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil.

CUIDADOS
Na Aperam South America, os exames de prevenção do câncer de próstata fazem parte do Programa Check Up Saúde. Anualmente, os homens com mais de 50 anos de idade são encaminhados para o urologista. Segundo o médico Evonei Melquíades, os empregados não têm resistência na realização do exame, já que a importância da prevenção é trabalhada frequentemente na Empresa. “Para concluir o check up anual, não é obrigatório passar pelos exames de prevenção do câncer de próstata, mas mesmo assim, todos os homens realizam o procedimento. Nossos empregados têm consciência da importância da prevenção”, disse. 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com