Cidades

Apac de Timóteo é inaugurada

Solenidade de inauguração da APAC de Timóteo: oportunidade de ressocialização em regime semiaberto

TIMÓTEO
– Nesta terça-feira (24), foi inaugurada a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Timóteo. Localizado na rua Viçosa, número 335, bairro Ana Malaquias, o Centro de Reintegração Social privilegia o atendimento humanizado dos condenados. Atualmente, oito recuperandos estão no local, que tem capacidade para receber até quarenta.

O evento foi aberto com uma performance da arte educadora Maria do Carmo Martins (Professora Kakau), que usou o teatro de bonecos e contação de histórias para falar sobre a importância do amor na vida das pessoas e principalmente, dos recuperandos.

Entre as autoridades que integraram a mesa de honra, estavam o presidente da APAC de Timóteo, José Carlos de
Paula; o juiz da Vara Criminal da Infância e da Juventude e Execuções Penais de Timóteo, Luiz Eduardo Oliveira de Faria; a Promotora de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, Luz Maria Romanelli; o presidente da Câmara Municipal, Moacir de Castro e o procurador geral da Prefeitura, Heyder Torre.

CONQUISTA
José Carlos de Paula se emocionou com o sonho realizado. “É com muita alegria que vejo essa conquista, que não é só minha, mas de todos aqui presentes. Estamos em busca desse sonho desde 2007 e hoje, finalmente a APAC é realidade”, afirma, acrescentando que atualmente a entidade trabalha com o sistema semiaberto.

A iniciativa é um caminho contrário ao sistema carcerário falido que predomina hoje em dia no país. “Por meio do tratamento humanizado e com o apoio da família e da sociedade, o condenado tem uma nova possibilidade de recuperação. Nesse local, pagarão com dignidade os danos que causaram a terceiros e retornarão ao convívio social”, ressalta Luiz Eduardo Oliveira de Faria, um dos incentivadores para implantação do projeto na cidade de Timóteo.
Inicialmente, a instalação da APAC em Timóteo foi marcada por desconfiança e preconceito generalizados. “Mas a cada palavra de apoio e a cada sorriso de recuperando que recebíamos, renovávamos as esperanças de concretizar essa história”, acrescenta Luiz Eduardo, frisando que “todo homem é maior que seu erro”.

NOVO RUMO
“Agradeço a Deus, ao José Carlos, ao Juiz Luiz Eduardo e a todos aqui presentes pelo carinho demonstrado conosco. Isso nos faz sentir que somos capazes, a APAC dá um novo rumo à nossa vida e assim, estamos trabalhando para voltarmos à sociedade. Para tal, contamos com o apoio e a ajuda de nossos familiares e do público aqui presente”, testemunhou um dos recuperandos da associação, Ordelano Drumond.

O procurador Geral do Município, Heyder Torre, falou em nome do prefeito Keisson Drumond. Disse que a APAC é muito bem vinda ao município de Timóteo. E deixou uma mensagem aos recuperandos como aprendizado de vida: “Perdoar não é esquecer, perdoar é lembrar e não ter raiva. Boa sorte a todos vocês e muita força e amor nessa nova lida.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com