Cultura

Antonio Guarnieri é homenageado na Revista Opinião

O dramaturgo é capa da revista em caricatura executada pelo artista plástico Jorge Inácio

 

IPATINGA – A nona edição da revista cultural interativa OPINIÃO faz uma homenagem ao dramaturgo e ator Antonio Guarnieri, falecido há 10 anos em Ipatinga. Natural de Bicas, na Zona da Mata mineira, Guarnieri chegou a Ipatinga nos anos 70. Trabalhou na Usiminas até se aposentar, em 2001, como engenheiro. Na área teatral, foi um dos fundadores do grupo Boca de Cena, em 1983, e da Companhia Corpo de Prova, em 1989, pela qual recebeu diversos prêmios como autor e ator.Um dos últimos projetos do artista foi a readaptação de um antigo texto do veterano Darci di Mônaco, “Santinhas do Pau Oco”, que re-estreou em 2001 e completa 11 anos em cartaz, sempre com sucesso de público, com apresentações no Vale do Aço, Belo Horizonte, Curitiba e diversas cidades. A antiga Escola de Teatro Sete de Outubro, mantida pela prefeitura, passou a ser denominada Escola de Teatro Antônio Guarnieri, em reconhecimento a toda história e contribuição do artista para o desenvolvimento do teatro ipatinguense.
Em outros artigos se destacam a história do Grupo Cultural Roda Viva, um símbolo da identidade do bairro Bom Jardim, prestes a completar três décadas de existência atuante, uma visão crítica das leis de incentivo à cultura e do multiculturalismo dogmático, análises das obras do cantor brasileiro Renato Russo e do cineasta norte americano Quentin Tarantino e, ainda, uma crônica sobre os tempos modernos. O projeto é financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Usiminas.
Nesta edição há ainda os temas da próxima revista sobre os quais as pessoas poderão enviar comentários por email – pauta.opiniao@gmail.com – ou em postagens diretamente no site www.opiniao.jor.br. São eles: a arte em aço produzida na região, o Cirque du Soleil, o que restou da cultura ferroviária no Vale do Aço, o eterno personagem de Sir Conan Doyle: Sherlock Holmes, e a história da fotografia regional.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com