Cidades

Antigas áreas de risco são recuperadas em Ipatinga

Lourival Francisco da Silva, morador da rua João de Barro, na Vila Celeste: “Nunca imaginava que isso seria recuperado tão rápido.”

IPATINGA
– Dois anos e meio após serem arrasadas pelas chuvas que castigaram Ipatinga, nove áreas que eram consideradas de alto risco estão completamente recuperadas, garantindo segurança e qualidade de vida para os moradores. As obras integram o Plano de Reconstrução, elaborado pela Prefeitura com base em diagnósticos técnicos e geológicos sobre as condições de habitabilidade dessas localidades.

Os investimentos na realização das obras são da ordem de R$ 4,3 milhões, repassados ao município pelo Ministério da Integração Nacional em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região, na virada de 2013 e 2014. Os planos aprovados pelo governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, foram para intervenções de média e alta complexidade nas Ruas Francisca Constâncio e Beco Marcela (Bom Jardim), Colônia e Bonn (Bethânia), Serra do Miradouro (Jardim Panorama), Passos Dourados (Morro do Sossego/Veneza), Pombos e Gaturamo e João de Barro (Vila Celeste).

Em todos esses locais, a Prefeitura aplicou os recursos na realização de projetos para estabilização de encostas, construção de muros, sistemas de drenagens, guarda-corpos, passeios, pavimentações e recomposições de ruas. O pacote de obras foi concluído na semana passada, e os moradores não escondem a satisfação com os resultados.

RECONSTRUÇÃO

A Rua João de Barro foi a última a receber as intervenções previstas no Plano de Reconstrução. As obras realizadas pela Prefeitura resolveram um problema antigo enfrentado pelos moradores, pois sempre que chovia uma parte da via cedia, colocando famílias e motoristas em risco. Além disso, o local era usado como depósito irregular de lixos e entulhos, que foram arrastados pelas chuvas de 2013, causando mais problemas.

“Com a força das águas naquela época tudo veio abaixo e uma enorme cratera se abriu na rua”, recorda-se o vigilante Lourival Francisco da Silva, de 66 anos, acrescentando em seguida: “Nunca imaginava que isso seria recuperado tão rápido.” Com o neto de um ano e três meses no colo, ele conta que o trecho reconstruído pela Prefeitura já se tornou ponto de encontro dos moradores. “O lugar que era uma ameaça pra todo mundo, agora virou um mirante, com uma visão privilegiada da cidade. O cenário mudou e melhorou muito”, completa.

Na Rua João de Barro foi erguido um muro de 70 metros de cumprimento, com até 10 metros de altura no ponto mais alto. O projeto incluiu também a recomposição do sistema de drenagem e de esgoto, pavimentação, calçamento, instalação de grades de proteção e plantio de grama.


Muro construído na rua Francisca Constâncio, no Bairro Bom Jardim: as obras integram o Plano de Reconstrução, elaborado pela prefeitura de Ipatinga

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com