Cidades

Anastasia recebe membros da Comissão da Verdade

O ex-ministro José Carlos Dias e o governador, que colocou o Governo do Estado à disposição para ajudar nas investigações


BH –
O governador Antonio Anastasia recebeu, nessa terça-feira (23), os membros da Comissão Nacional da Verdade, responsáveis por apurar violações de Direitos Humanos praticadas por agentes públicos, entre setembro de 1946 e outubro de 1988 em todo o Brasil, entre eles, o ex-ministro José Carlos Dias. O governador recebeu as demandas da comissão e colocou o Governo do Estado à disposição para ajudar na apuração das investigações.
“A chave do Estado já está entregue para pesquisar tudo nas profundidades necessárias que nós sempre defendemos e vamos fazê-lo sempre, pela verdade, e, é claro, para não repetirmos jamais aquele passado nocivo que tivemos, anos atrás”, afirmou o governador.
Por solicitação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp, membro da comissão, o governador determinou que os documentos referentes ao período sejam conservados e recebam cuidado especial. “O ministro Dipp havia me ligado, solicitando que aqueles arquivos que estavam mal acomodados na Comissão de Direitos Humanos tivessem um tratamento especial. Nós assim o fizemos imediatamente, atendendo à solicitação dele, mais do que justa. Passamos os documentos para o Arquivo Público. Já estão sendo catalogados e logo depois serão digitalizados”, explicou Anastasia.
A historiadora e assessora da Comissão, professora Heloísa Maria Murgel Starling, agradeceu a Anastasia a agilidade com que o Governo do Estado tratou o caso. “Há um grande agradecimento da Comissão da Verdade porque o ministro Dipp pediu ao senhor que nos ajudasse a preservar a importante documentação que o Estado de Minas trouxe à tona e o senhor fez isso com uma velocidade que só em Minas”, afirmou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com