Cidades

Anastasia defende Sistema Único de Segurança

BH – O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) participou, nesta segunda-feira (18), em Belo Horizonte, de audiência pública, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que abordou o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Sancionado no último dia 11, o sistema estabelece diretrizes para atuação conjunta de órgãos federais, estaduais e municipais, integrando ações e compartilhando dados de todo o país.

“A segurança envolve atores da União, estados e municípios. Sempre houve certa dificuldade em tornar claro quem é competente em relação a que, com uma certa omissão federal. O Susp supera isso. Deixa claro quais as competências e atribui à União a coordenação do sistema. Do contrário, teremos sempre as instituições batendo cabeça”, explicou o senador que relatou a matéria no Senado Federal.

AVANÇO

Anastasia afirmou ainda que a implantação do sistema é um grande avanço para a política pública de segurança no Brasil . “Estamos diante de uma grande evolução que é o Susp. Não é uma solução mágica, mas é um avanço indiscutível diante do que nós tínhamos. Tenho certeza que essa ferramenta será uma medida muito positiva e ajudará a devolver a sensação de segurança para a população. Deixo aqui uma palavra de otimismo com esse projeto que é bom e que permite que o governo federal diga que tem responsabilidade e que, na verdade, o obrigada ter recursos alocados para enfrentar as questões mais graves”.

EFETIVIDADE

O deputado estadual Dalmo Ribeiro, autor do requerimento da audiência, falou que, com o Susp, os estados terão a possibilidade de desenvolver políticas públicas mais efetivas no combate à criminalidade. “Minas Gerais hoje vive um caos na segurança. O Sul de Minas, por exemplo, sofre com ataques, explosões, roubos, com o fim do Cinturão de Segurança. Com esse sistema, elaborado com a ajuda de Anastasia, Minas e o Brasil poderão alcançar um novo estágio nas políticas de prevenção e segurança”, afirmou o deputado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com