Cidades

AMVA incentiva capacitação para ampliar a qualidade na gestão

Godoy: incentivo à capacitação para mais qualidade na gestão pública municipal

IPATINGA – O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA), Geraldo Godoy (PMDB), disse ontem que a entidade trabalhará intensamente para que os municípios tenham qualidade na gestão pública das administrações 2013/2016. Neste sentido, foi iniciada a formação do grupo de cidades da região que participará do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais, promovido pelo Governo de Minas. O programa tem como objetivo compartilhar boas práticas administrativas, fortalecendo a gestão pública e agregando valor às ações no atendimento às demandas da sociedade.

Godoy, também prefeito de Periquito, considera a iniciativa de “fundamental importância” para que os novos prefeitos conheçam mais rapidamente o real funcionamento da máquina pública. “É importante lembrar que o êxito do governo de Minas se deveu ao choque de gestão que recuperou a saúde financeira do estado que estava na UTI”, observou o presidente. Ele considera “inteligente e oportuno” trocar experiências com a equipe do governador Antonio Anastasia que, na sua opinião, já demonstrou grande capacidade de inovação no serviço público.

CAPACITAÇÃO E SELEÇÃO
O presidente da AMVA lembrou que o desafio dos novos gestores é enorme, em função do caos financeiro em que se encontra a maioria dos municípios. Disse que os melhores caminhos para uma “administração promissora” são a perseguição sistemática ao equilíbrio fiscal, aumento da capacidade de investimentos, aplicação adequada dos recursos públicos através de projetos e ações governamentais sólidas. “É muito positivo para a AMVA poder motivar esta disputa saudável entre os municípios. Quem ganhará com isso é a comunidade regional”, ressaltou.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro. A capacitação vai de março a julho, sendo realizada por meio da plataforma de educação à distância do canal Minas Saúde. Serão quinze conteúdos de gestão, a exemplo de Gestão de Projetos, Compras Governamentais, Plano Plurianual Municipal e Captação de Recursos. Também será feito um diagnóstico da maturidade da gestão municipal, para orientar as administrações a priorizarem boas práticas públicas. Após isso, alguns municípios selecionados receberão os técnicos do Governo de Minas para execução dos Planos de Ação elaborados. Mais informações: www.conversandosobregestao.mg.gov.br .

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com