Cidades

Ampliação da coleta seletiva tem pré-lançamento em Timóteo

TIMÓTEO – A prefeitura de Timóteo promove nesta quarta-feira o pré-lançamento do Programa de Ampliação da Coleta Seletiva no município, em solenidade que começa às 17:00h no auditório da prefeitura, no bairro São José. No evento, aberto a toda comunidade, serão apresentadas as fases de implantação do programa na cidade.

O município de Timóteo é um dos 15 municípios mineiros contemplados com apoio técnico para a implantação/ampliação da Coleta Seletiva em 2014, um meio de inserir a gestão adequada dos resíduos sólidos nas cidades, conforme normas do Conselho Estadual de Política Ambiental. O apoio técnico é repassado por meio do Programa Minas sem Lixões, da Fundação Estadual do Meio Ambiente.

Em junho deste ano, a prefeitura promoveu o Seminário do Programa de Coleta Seletiva, evento que formalizou o início dos trabalhos. Na ocasião, foi eleito um Grupo Gestor, formado por representantes de organizações não-governamentais, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati), empresários, poder público e da sociedade civil, que coordena os trabalhos de implantação. Em maio de 2014, o prefeito Keisson Drumond assinou o termo de adesão ao Programa Minas sem Lixões.

“O pré-lançamento do Programa de Ampliação da Coleta Seletiva é um momento para que a comunidade possa conhecer a dimensão do projeto e oferecer suas contribuições”, comenta Marinho Teixeira, secretário de Meio Ambiente, Trânsito e Serviços Urbanos. O projeto de ampliação prevê a reestruturação do modelo atual de coleta seletiva, realizado em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo.

De acordo com Marinho Teixeira, o Programa Minas sem Lixões vem somar com os esforços da administração municipal em ampliar a coleta seletiva, apoiar a associação de catadores, gerar emprego e renda, reduzir o volume de resíduos a serem destinados ao aterro sanitário, propiciando economia aos cofres públicos. “Além da economia, teremos ganhos em relação à limpeza urbana e à saúde, e contribuiremos para a melhoria do nosso maior patrimônio, o meio ambiente”, destaca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com