Cultura

Alunos se destacam com arquitetura sustentável

TIMÓTEO – A Feira Mineira de Iniciação Científica conferiu a certificação de Destaque em Ciências Sociais Aplicadas aos autores Arthur Roldão Lourenço, Samuel Henrique Barbosa dos Santos Fialho, Rosana Aparecida Ferreira Nunes (Orientadora) e Mariana Anacleto Rolim Miranda (Coorientadora), da categoria Ensino médio e técnico– modalidade FEMIC Jovem, pelo trabalho “Arquitetura sustentável planejada com acessibilidade”. Os estudantes são alunos do CEFET, campus de Timóteo. A feira foi realizada entre os dias 16 e 18 de agosto em Mateus Leme, pela Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC).

EXPOCIENTEC
Por ser destaque na área de Ciências Sociais, os alunos receberam o credenciamento para ser um dos representantes do Brasil e levar o nome da cidade de Timóteo na ExpoCientec 2017, realizada em Encarnación, Paraguai, nos dias 5 a 8 de setembro. Na segunda-feira (28), Arthur e Samuel, juntamente com a orientadora, apresentaram o projeto para a Prefeitura de Timóteo, em encontro com a equipe da Secretaria de Governo e Comunicação e o secretário de Saúde, César Luz. E nesta terça (29), os estudantes apresentaram o trabalho para a secretária de Educação e Cultura, Guaraciaba Martins.
Para a professora Rosana Nunes, é gratificante a participação em eventos como estes, uma vez que fortalece o engajamento da instituição com a iniciação cientifica, estimula outros alunos a desenvolverem projetos e contribui para a melhoria da educação do município. O trabalho desenvolvido pelos alunos do CEFET envolve sustentabilidade e acessibilidade em uma edificação, usando a tecnologia de “Realidade Virtual”.

MOSTRAS

Trata-se de um projeto voluntário que começou a ser desenvolvido no início de 2016, e foi destaque em quatro feiras . São elas: VI Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos – Cotuca/Unicamp, Campinas – SP; Feira Mineira de Iniciação Cientifica (FEMIC) – Mateus Leme – MG; 18ª UFMG Jovem – UFMG, Belo Horizonte – MG; Mostra Especifica de Trabalhos e Aplicações (META) – CEFET – MG, Timóteo – MG.

APOIO

Em função da participação na ExpoCientec, os alunos estão buscando apoio junto à iniciativa privada e a comunidade para o custeio da viagem. Pesquisando preços e alternativas mais baratas, o custo aproximado de R$ 6.000,00 para os dois estudantes. Aqueles que desejarem contribuir podem entrar em contato com a orientadora Rosana Nunes pelo telefone 987773594 ou fazer depósito pela conta disponibilizada: Banco do Brasil // Ag: 0473 – 1 // Cc: 30548 – 0.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com