Cidades

Alunos ‘gritam’ contra preconceito a autistas

IPATINGA – Os alunos da Escola Municipal Pato Donald, localizada no bairro Novo Cruzeiro, em Ipatinga, tiveram um dia diferente nesta quarta-feira (2). No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, eles fizeram um “grito” retumbante para chamar a atenção para o problema e contra o preconceito, além de mostrar que, por meio da inclusão e da educação, é possível melhorar a qualidade de vida dos autistas. A escola do Novo Cruzeiro tem, entre seus alunos, duas crianças autistas, que estudam em turmas regulares e com professores acompanhantes.

As comemorações do Dia Internacional da Conscientização do Autismo na Escola Pato Donald começaram com um “grito”, no qual os pequenos alunos repetiram os nomes dos colegas que têm esse problema. Além disso, as crianças ganharam pulseiras azuis – cor que representa a campanha – com corações.

NOVA LIÇÃO

As atividades foram coordenadas pelas professoras Monique Vilela Santos Bolonezi, Teresinha Faria Carvalho Sá e Ana Lúcia Azeredo, além das estagiárias Ana Carolina Pereira de Assis e Silva e Letícia Moreira Machado, cujas turmas mobilizaram os demais alunos e homenagearam os dois colegas especiais de escola.

As professoras também abordaram o tema com seus alunos, de 3 a 5 anos de idade, falando sobre o autismo e incentivando a inclusão dessas crianças, o que, conforme as organizadoras, já ocorre no dia a dia. Elas também distribuíram balões (com a palavra “autismo” escrita) para as crianças, que, após a aula, levaram para a casa uma nova lição, de companheirismo e amizade. Ao fim, os pequenos estudantes deram um “viva” aos colegas e mais um “grito” contra o preconceito, e emocionaram colegas e professoras.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com