Cultura

Alunos de Medicina fazem doação à Casa da Esperança

IPATINGA – A Casa da Esperança, mantida pelo Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (Naemc), localizada no bairro Vila Formosa, em Ipatinga/MG, é responsável por abrigar e assistir pessoas dependentes, na condição de abandonados, social e economicamente carentes, de diversas faixas etárias. A entidade foi escolhida para ser beneficiada com a arrecadação de leite conseguido por meio de uma gincana solidária. Os alunos de Medicina da Univaço tiveram ainda a oportunidade de passar uma tarde colaborando com as atividades diárias da Casa.

TROTE
A iniciativa fez parte do programa Trote Cidadão, desenvolvido semestralmente pelo curso de Medicina e teve como participantes 45 alunos ingressantes, além de veteranos, professores e funcionários da instituição, totalizando 137 participantes.

Divididos em equipes, os alunos arrecadaram 4 mil litros de leite e puderam contribuir nas tarefas diárias da Casa da Esperança, como lavagem de louças, ajuda no berçário, separação de roupas na lavanderia, limpeza do pátio, colaboração na distribuição do almoço, além de promoverem atividades recreativas junto aos internos.

A estudante Lys Cardoso Barcelos relata emocionada sua experiência de participação do Trote Cidadão. “Foi uma oportunidade singular na minha vida. Aprendi que viver não é só receber, é também dar. Aprendi a importância de um lar, de uma família feliz, o valor de um toque, um sorriso, um olhar. Ainda tenho muito que aprender. Afinal, quando vamos entender o verdadeiro valor do amor? Os filhos da Tia Lúcia já entenderam há muito tempo”, disse.

PRIMEIRA DOSE
Para a administradora da Casa da Esperança, Maria Lúcia Valadão, ou Tia Lúcia, como é carinhosamente chamada, tão importante quanto a doação do leite foi a visita feita pelos alunos. “O leite arrecadado vai manter a Casa por dois meses, mas não é apenas isso que deve ser levado em consideração, pois a presença dos alunos aqui trouxe alegria.

Os internos identificam os visitantes como se fossem parentes deles, fazendo com que eles se sintam amados”, conta.
Ainda segundo Tia Lúcia, “se o médico soubesse a importância dele na vida do outro ele se orgulharia disso, pois a atenção do médico, o carinho dele é a primeira dose de remédio, e isso é recebido de volta em forma de carinho. Essa retribuição é que mostra para o médico o valor que ele tem. Portanto, me alegra muito quando recebemos visitas de alunos de Medicina porque esses serão ‘mais médicos’.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com