Cidades

Alunos de Ipatinga ganham medalha em Olimpíadas

Alunos da Escola Zélia com a professora Renata


IPATINGA
– Alunos de duas escolas municipais de Ipatinga tiveram boa colocação nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia (OBA) 2012. As provas das olimpíadas foram desenvolvidas em cima de questões com temas de Astronomia, Astronáutica e Energia. A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Eletrobrás Furnas.
De acordo com levantamento, a 15ª edição foi muito concorrida. As provas das olimpíadas são divididas em quatro níveis e todas acontecem no mesmo dia. As provas aconteceram diretamente na escola em que o aluno estuda.
Na Escola Municipal Zélia Duarte, no bairro Bethânia, o estudante do 9º ano, Henrique Ramos, obteve medalha de ouro com a nota 9,6. Cursando o 7º ano, Iago Felipe conseguiu medalha de prata com a nota 7,75. Aluno do PAT III, Jhonatan Moura, trouxe para Ipatinga a medalha de bronze e obteve nota 6,95. Os estudantes da Escola Municipal Padre Bertolo, no bairro Cidade Nobre, Carla Pereira Oliveira e Felipe Augusto Vidigal de Miranda, conseguiram medalha de bronze e Gabriel Fontoura Figueiredo medalha de prata.
Na Escola Zélia, além das medalhas para os alunos cujas notas ficaram dento dos padrões de classificação, todos os alunos que fizeram a prova recebem um certificado de participação na Olimpíada.

CLUBE DE ASTRONOMIA
O Clube de Astronomia da Escola Zélia Duarte Passos foi fundado em 2011, e é aberto aos alunos do 6º ao 9º ano. Os trabalhos são coordenados pela professora Renata Colombari, que ministra Ciências para os alunos do 3º ciclo.
As atividades acontecem extra-turno e a inscrição é voluntária, não havendo uma avaliação formal no boletim. Mesmo assim, há grande procura por parte dos alunos para participarem do projeto, e dependendo da programação, os membros são divididos em grupos para melhor desempenho.
Além de atividades de pesquisa, oficinas, visitas a mostras de astronomia, o principal objetivo é a preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. “Temos alcançado excelentes resultados, e este ano há um motivo especial para comemoração: na 15ª OBA, os alunos do Clube de Astronomia se destacaram entre os melhores do Brasil, recebendo medalhas da comissão organizadora”, disse a professora Renata Colombari.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com