Cultura

Alunos de Fabriciano recriam as obras do pintor Cândido Portinari

Foto: ACS/PMCF

FABRICIANO – Na manhã desta terça-feira (25), alunos do sexto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria das Graças Ferreira, no bairro Córrego Alto, participaram de uma atividade no Santuário Nossa Senhora da Piedade. O projeto, intitulado “Pipas – Olhar de Criança – Releitura Fotográfica”, foi desenvolvido a partir das obras do renomado pintor Cândido Portinari.
 
Iniciado em sala de aula há algumas semanas, a atividade promoveu um estudo das telas do artista e culminou na recriação dessas telas por meio de fotos. “O projeto integrou língua portuguesa, arte, literatura e geometria, cuja proposta foi tornar os alunos protagonistas das telas de Portinari”, explica a coordenadora Pedagógica da escola, Sandra Suely.
 
RELEITURAS

Um dos objetivos do projeto é incentivar nas crianças a interpretação das imagens e a leitura crítica das telas, de forma que percebam em que as cenas fazem parte do cotidiano delas. “Foi muito legal soltar pipa e imitar a mesma posição das pinturas do Portinari. A gente aprendeu sobre a vida dele e conheceu sua obras”, conta a estudante Myckelly Esttefany Oliveira.  As releituras fotográficas permitem que os alunos utilizem o espaço, a imaginação e a criatividade na elaboração de novos olhares. “Foi interessante ver nossos alunos se posicionando como nas telas de Portinari e se divertindo com as pipas confeccionadas por eles. Alcançamos nosso objetivo de promover uma atividade artística baseada nas obras estudadas”, acrescenta Sandra Suely.
 
CIDADANIA
A iniciativa integra o projeto “Fabri: uma cidade que educa” que tem como objetivo transformar a escola, a cidade e seus territórios em espaços de conhecimentos, aprendizagem e exercício da cidadania. Para ampliar esses ambientes, a Prefeitura de Fabriciano firmou parcerias com clubes, igrejas e diversos outros espaços da cidade.

Cidade analisa livros didáticos para 2016
 
FABRICIANO
– Professores, diretores e técnicos educacionais da rede municipal de ensino de Coronel Fabriciano iniciaram a pesquisa dos livros didáticos que serão adotados, em 2016, pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. O período para a definição dos livros segue até o dia 8 de setembro.
 
A cada ano, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) adquire e distribui livros de determinada etapa de ensino e repõe os livros reutilizáveis para outras etapas. “Neste ano, vamos escolher os livros dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) que incluem letramento, alfabetização linguística, alfabetização matemática, ciências humanas, geografia, história, além de livros com temáticas regionais para o 4º ou 5º ano do ensino fundamental”, detalha a técnica Pedagógica, Wanderleia Guedes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com