Cidades

Alunos da rede pública fazem prova nesta terça (27) e quarta (28)


(DA REDAÇÃO)
– Quase 19 mil alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas que integram a regional de Coronel Fabriciano vão participar do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb), nesta terça (27) e quarta-feira (28). No Proeb, os estudantes são avaliados nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. As provas vão ser aplicadas pelos professores das escolas, no mesmo horário das aulas, com o acompanhamento de especialistas da educação básica, dos diretores, da Superintendência Regional, além de membros do colegiado.

Para garantir a tranquilidade dos exames, a Superintendência Regional de Ensino capacitou os profissionais de educação das escolas, dos 11 municípios que fazem parte da SRE de Coronel Fabriciano. Como as escolas municipais também participam da avaliação do Proeb, o treinamento feito pela SRE também se estendeu aos educadores da rede municipal.

Segundo a diretora da SRE de Coronel Fabriciano, Maria do Carmo Silva Melo, ao longo do ano a SRE procurou garantir o processo ensino/aprendizagem e a presença dos alunos nas aulas. “A preocupação da SRE foi garantir que cada aluno tivesse acesso ao conteúdo equivalente ao seu nível de ensino para poder fazer seu exame com tranquilidade”, afirma Maria do Carmo. A diretora da Superintendência acrescenta que os estudantes e os pais estão conscientes da importância da avaliação, uma vez que os resultados do Proeb servem de base para a análise e reformulação das políticas públicas de ensino do Governo de Minas.

“A superintendência tem feito todo esforço para que os alunos, inclusive os da zona rural, compareçam às escolas para a avaliação”, reforça Silva. Na Superintendência de Coronel Fabriciano, da qual fazem parte 11 municípios, 18.572 alunos da rede pública participarão da avaliação. Cerca de 11.700 deles são da rede estadual de ensino e cerca de 6.800 das redes municipais.

PROEB
Minas foi o primeiro estado do Brasil a avaliar censitariamente os estudantes da rede estadual de ensino. O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) e é aplicado desde 2006. O resultado do desempenho conjunto dos alunos fornece o diagnóstico do ensino, influenciando diretamente no planejamento, monitoramento e reformulação das políticas públicas educacionais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com