Cultura

Aleijadinho é homenageado com com instrumento fabricado em 1713

IPATINGA – O município é uma das cidades incluídas no roteiro das comemorações dos 200 anos da morte de Aleijadinho. No dia 17 de agosto, às 19h, o Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru (avenida Itália, nº 1.890), será palco de um concerto de cravos, instrumento parecido com o piano, numa promoção da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a Comissão OAB Cultural e apoio da Prefeitura Municipal.
Principal evento comemorativo do bicentenário de Aleijadinho, o “Concerto Comentado de Cravo – Nosso Barroco Mineiro” vai ser apresentado em todas as regiões. A série de concertos começou no dia 19 de julho, em Diamantina, e Ipatinga foi escolhida no Leste mineiro. Na programação, obras da música barroca do período colonial mineiro executadas pelo cravista Antonio Carlos de Magalhães.

CONCERTO COMENTADO

Além de ouvir uma música erudita de qualidade, quem for ao Teatro Zélia Olguinn o dia 17 de agosto também poderá aprender m pouco mais sobre o cravo, um instrumento típico e genuíno do período Barroco. A apresentação será intercalada com comentários e informações sobre o instrumento e a música da época de Aleijadinho.
No concerto em Ipatinga, Antônio Carlos utilizará um instrumento raro, um “clavecin brisé” (cravo dobrável) construído por Jean Marius em 1713. No repertório, obras sacras e profanas do Século XVIII transcritas para o cravo, e de compositores do Barroco mineiro, como Manoel Dias de Oliveira, Francisco Gomes da Rocha e Lobo de Mesquita, considerado o mais expressivo compositor setecentista de Minas Gerais.
O concerto de Antônio Carlos em Ipatinga será bastante didático, com abordagens sobre aspectos musicais relacionados à obra, artista e instrumento. Além disso, os organizadores do evento anunciam a participação de um coral da região, num intercâmbio cultural inédito.

ANTEPASSADO ILUSTRE

O cravo é considerado o antepassado mais ilustre do piano, e as referências mais antigas sobre esse instrumento datam do final do Século XIV e início do Século XV. Cravo e piano são classificados como instrumentos de teclado, mas existem diferenças fundamentais entre eles. A principal delas é o modo como as cordas são tocadas: no piano, as cordas são percutidas com martelos; no cravo, elas são pinçadas. São essas diferenças mecânicas que definem o timbre de cada instrumento e as diferenciam sonoramente.
Menos difundido que o piano, atualmente o cravo é um instrumento contínuo na música de câmara e na ópera, em especial na música do período Barroco, como será o concerto programado para o dia 17 de agosto, em Ipatinga.

SERVIÇO
“Concerto Comentado de Cravo – Nosso Barroco Mineiro”
(Comemoração dos 200 anos da morte de Aleijadinho)
Data: 17 de agosto
Horário: 19h
Local: Teatro Zélia Olguin, Cariru (avenida Itália, nº 1.890)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com