Cidades

Agricultores participam de cursos de produção de hortaliças

Aulas aconteceram nos municípios de São José de Goiabal e Fernandes Tourinho e tiveram instrução da Emater

IPATINGA – Trinta e sete produtores rurais dos municípios de São José do Goiabal e Fernandes Tourinho, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, participaram de dois cursos de produção de hortaliças,nas modalidades individual e comunitária, promovidos pela Fundação Renova em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).

Nos dias 27 e 28 de agosto, 21 produtores rurais da comunidade de Messias Gomes, de São José do Goiabal, participaram do curso. Em seguida, 16 agricultores de Senhora da Penha, do município de Fernandes Tourinho estiveram presentes nas aulas dos dias 29 e 30 de agosto.

A iniciativa faz parte das ações do Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias da Fundação Renova, que tem como um dos seus objetivos a implementação de ações no sentido de contribuir para o desenvolvimento integrado dos territórios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão.

“A Renova acredita que os produtores são os protagonistas do processo de recuperação de suas propriedades rurais e na construção coletiva a partir da realidade. Ao aliar conhecimento técnico ao tradicionalmente utilizado pelas famílias rurais atingidas para o estabelecimento de estratégias que otimizem o uso dos recursos naturais, a ação contribui para a reinclusão produtiva e econômica”, destaca Rodrigo Bruschi, especialista socioambiental da Fundação.

TEORIA E PRÁTICA

A horticultura é o ramo da agricultura que abrange as técnicas de produção e aproveitamento das hortaliças, frutos, legumes, árvores, arbustos e flores. Durante o curso, ministrado pelo engenheiro agrônomo e coordenador técnico estadual de Olericultura da Emater, Georgeton Silveira, os participantes receberam orientação sobre planejamento estratégico, tratos culturais, importância do preparo do solo, adubação e irrigação.

“O curso foi dividido em teoria e prática. Ensinamos como produzir hortas domésticas para a melhoria da alimentação das famílias dos participantes e até mesmo para a melhora financeira já que os produtos podem ser futuramente comercializados e ajudar na composição de renda”, explica Georgeton Silveira.

MAIS CURSOS

Nos dias 10 e 11 de setembro, mais 15 produtores rurais, desta vez da comunidade de Baixa Verde, em Dionísio, também serão capacitados por meio do curso de Apicultura.

A parceria da Fundação Renova com a Emater já gerou cursos de Avicultura Caipira, para 80 produtores rurais dos municípios de Sem Peixe, Rio Casca e Naque e dos distritos de Cachoeira Escura (Belo Oriente), Pedra Corrida e Assentamento Liberdade (Periquito).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com