Cidades

Agnaldo Bicalho sugere ocupações como as UPPs

(Crédito: Gualberto Sousa)

 

IPATINGA – O vereador Agnaldo Bicalho (PT) fez uso da tribuna para propor que a Polícia Militar ocupe permanentemente áreas com altos índices de criminalidade de Ipatinga, seguindo como parâmetro o programa UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) desenvolvido pela polícia do Rio de Janeiro.

Segundo o parlamentar, a ausência de policiamento permanente em determinados bairros do município tem impulsionado a violência.
“A Polícia não toma a atitude mais correta. Faz operações pontuais, mas logo depois deixa a comunidade e a criminalidade volta a atuar. Temos que realizar a ocupação permanente”, disse durante reunião ordinária desta terça-feira (21/05).

FECHAR O CERCO
O vereador afirmou que “já passou da hora de a Polícia fechar o cerco e deixar de entrar nas comunidades apenas para recolher os mortos”.
“Temos que ocupar, identificar os criminosos, fechar o cerco a essa onda de violência que assola nossa cidade.”

Os jovens, segundo Agnaldo, são as maiores vítimas. “Do que adianta debatermos a vinda de instituições federais de ensinos se esses jovens cercados de violência estão sendo mortos antes mesmo de terem oportunidades de se ingressar em escolas de qualidade”.

ZONAS VERMELHAS
O vereador citou bairros onde a violência tem se acentuado, como Planalto, Vila Celeste, Veneza e Bom Jardim. Mas atentou para o crescimento generalizado da violência na região como um todo.
Haja vista que com o registro de mais um homicídio na noite da última terça-feira, somado aos homicídios de segunda-feira, na Vila da Paz e em Açucena, já chega a dez o número de pessoas mortas no Vale do Aço em apenas cinco dias. “Muito provavelmente com envolvimento de menores”.

Segundo a Fundação João Pinheiro e a Secretaria de Defesa Social, o índice de violência em Ipatinga no 1º quadrimestre deste ano aumentou 82% em relação ao mesmo período de 2012. Conforme a mesma pesquisa, consideram-se crimes violentos o homicídio, estupro, roubo, extorsão mediante sequestro e cárcere privado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com