Cidades

Advogado propõe desobediência civil para forçar duplicação da 381

(Crédito: Nadieli Sathler)

 

IPATINGA – O advogado e especialista em direito público, Mauro Bonfim, anunciou na tarde de ontem (1), sua intenção de encabeçar um movimento de âmbito macrorregional para mobilizar entidades de classe, universitários e demais segmentos da sociedade civil organizada em prol da duplicação da BR-381, desde Belo Horizonte até Governador Valadares.

Para ele a suspensão do edital de licitação das obras na rodovia, que corta o Vale do Aço, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), deve ser considerada um crime contra a região Leste do estado. “Pela segunda vez o órgão decidiu suspender o edital alegando que havia um grande volume de informações. Isso foi uma brincadeira de mau gosto e um crime de lesa-pátria. A sociedade não pode mais ficar pacífica quanto a isso. A Fernão Dias, que liga a capital a São Paulo, ficou pronta em dois anos”, comparou.

BOICOTE
A proposta de Mauro é discutir com os segmentos empresariais e afins a proposição de ação civil pública pelo Ministério Público Federal para que os impostos e IPVA deixem de ser pagos ou mesmo depositados em juízo através de uma medida cautelar para pressionar o DNIT a agilizar as obras. “É um pensamento ousado propor a desobediência civil, que na teoria significa pedir à população que deixe de pagar os tributos devidos. Mas com o devido amparo legal para que nenhum contribuinte seja colocado na divida ativa. Para criar a consciência precisamos confrontar”, explicou.

Ainda no mês de março vai ser marcado um novo encontro para a criação do grupo de trabalho, que vai ter a incumbência de aglutinar lideranças sociais e empresariais à causa. “Todo mundo tem um amigo ou parente que morreu ou mesmo sofreu um acidente nessa rodovia. Uma vez por semana saio da capital sentido à região Leste para tratar de assuntos profissionais e me deparo coms essa triste realidade. Não podemos mais ficar esperando que algo aconteça”, defendeu.

FPM
Além de incentivar a mobilização em prol da duplicação da BR-381, Mauro Bonfim falou sobre a necessidade viabilizar mudanças no pacto federativo para que os municípios disponham de mais recursos angariados em sua maioria pela união.

O advogado lembrou que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) está defasado, haja vista que os impostos que compõem dedução fiscal IPI e Imposto de Renda têm sofrido baixas em função dos incentivos propostos pelo governo federal.

“A concentração de 70% do bolo tributário pela união é causa da falência dos municípios brasileiros. Eles ficam apenas com 10% e com a maior responsabilidade. Por isso a saúde, educação e demais áreas passam por problemas de financiamento. Temos que discutir uma mudança da Constituição Federal que refaça essa equação, de maneira a proporcionar a quem está na ponta, nesse caso os prefeitos, melhores condições”, alegou.

Mauro citou que o valor pago pela gasolina tem imbuído um tributo que não é distribuído para os municípios. Assim como acontece na tributação do lucro sobre as empresas, contribuições previdenciárias, entre outros impostos que são creditados diretamente ao governo federal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com