Policia

Acusados de matar cabo Amarildo vão a júri em maio

Daniel, Timirim e Wesley: os três acusados pela morte de Amarildo (detalhe)

IPATINGA
– Neste sábado (8), completa-se um ano da morte do cabo da Polícia Militar Amarildo Pereira de Moura, crime que foi motivado por uma vingança e gerou ainda mais violência entre as famílias envolvidas. Dois acusados pelo assassinato se preparam para enfrentar o banco dos réus ainda este ano.

Amarildo, 50 anos, foi assassinado na avenida Girassol, no bairro Bom Pastor, em Santana do Paraíso. Ele estava em uma motocicleta, voltando para sua residência, quando foi surpreendido por dois indivíduos e alvejado nove vezes. Após o ataque, os assassinos roubaram o veículo da vítima e ainda uma arma de fogo que estava com o militar.

CIRANDA DA MORTE
Três dias após o crime, a polícia conseguiu prender dois suspeitos de envolvimento no homicídio: Wesley Neves Santos Silva, o Timirim, e Wesley Cândido Drummond. Timirim foi apontado como o principal autor do crime pelo fato de possuir uma desavença antiga com Amarildo – o rapaz acusava o militar de ter matado seu pai, Geraldo da Silva Pinto, a tiros, quatro anos antes.

Duas semanas depois do assassinato, um terceiro suspeito, Daniel Wattson Costa, se entregou e o inquérito investigatório do caso foi concluído. Segundo o relatório, os três tramaram a morte de Amarildo e prepararam a tocaia que vitimou o militar.

No dia 22 de fevereiro, dois dias antes de ser preso, Daniel teve o pai, Sebastião Ludovino de Siqueira, 66 anos, assassinado a tiros na porta de sua casa, no bairro Águas Claras, também em Santana do Paraíso.

INVESTIGAÇÃO

O crime foi investigado pela Polícia Civil de Belo Horizonte, que apontou o irmão de Amarildo, Geraldino Pereira de Moura e um amigo do militar, Albertino Pereira da Costa Filho, como autores. Segundo a investigação, a dupla teria assassinado o pai de Daniel para forçar o jovem a aparecer e ser preso, uma vez que Daniel era considerado foragido da Justiça e tinha em seu nome um mandado de prisão em aberto. Albertino e Geraldino foram indiciados, contudo apenas o primeiro foi preso. Ainda segundo a PC da capital, Amarildo supostamente estaria envolvido em um grupo de extermínio na região do Vale do Aço.

JULGAMENTO
Os três acusados pela morte do cabo Amarildo também foram indiciados pela prática de homicídio qualificado e, atualmente, se encontram detidos, respondendo na 1ª Vara Criminal de Ipatinga. Eles serão levados a julgamento em datas diferentes: Daniel e Wesley Cândido vão ser julgados no dia 19 de maio, enquanto Timirim ainda não teve sua sessão agendada por este caso. Entretanto, o rapaz irá se sentar no banco dos réus e será julgado pelo assassinato de Gefter Geiel Santana de Araújo, ocorrido em julho de 2011. A sessão está marcada para o dia 23 de maio.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com