Cidades

Acusado de corrupção, prefeito de Ipaba é afastado por 90 dias

Vander Andrade

IPABA – Por oito votos a um, o prefeito de Ipaba Edimarques Gonçalves Teixeira, o Marquinhos do Odilon (PDT), foi afastado por 90 dias do cargo em reunião extraordinária realizada na Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira (1º).
Uma Comissão Processante (CP) foi criada para investigar denúncias contra o prefeito. Edimarques é acusado de improbidade administrativa, enriquecimento ilícito e nepotismo. Fazem parte da CP o presidente da Câmara Raone Ferreira Araújo Abreu, Everton dos Reis Couto e vereadora Gigliola Rezende Alves.

A votação foi realizada por nove dos 11 vereadores da cidade que estavam presentes na Câmara. O plenário da Casa Legislativa ficou lotado. A Polícia Militar teve que ser chamada para conter os ânimos dos populares.
Com o afastamento temporário do prefeito, quem assume o executivo é o presidente da Câmara, Raone Ferreira, já que o vice-prefeito José Carmo Barbara pediu afastamento do cargo por problemas pessoais.

CP

A competência da Comissão é a apuração dos fatos. A partir desta sexta-feira (2) os integrantes da CP já se reúnem com o jurídico da câmara para prepararem os ofícios a ser enviados à prefeitura. “Nós vamos investigar as denúncias que foram feitas nesta casa. Todas as informações de que a Comissão precisar serão solicitadas à prefeitura, que é obrigada a fornecê-las”, explica a vereadora Gigliola Rezende Alves.

Ainda segundo a parlamentar, entre as denúncias estão desvio de verba de combustíveis, diárias irregulares envolvendo o prefeito a esposa dele e funcionários. “Essa comissão é importante porque nós não temos a porta da prefeitura aberta para gente investigar. Até hoje, todos os trabalhos da câmara foram bloqueados, agora se abriram para a Comissão Permanente”, finalizou Gigliola.

VOTO VENCIDO
O vereador Jadir Rodrigues (PDT) foi o único que votou contra o afastamento do prefeito. Aliado político de Marquinhos do Odilon, o vereador acredita que não há fundamentos nas acusações para se criar uma Comissão Permanente.
“A gente sabe muito bem que a dificuldade pela qual o município passa é a mesma que atinge o país. Realmente o prefeito atrasou o repasse de verba para a câmara, mas não é motivo de afastamento, é devido às várias obras que começaram acontecer aí”, citou o vereador.

Por telefone a reportagem do DIÁRIO POPULAR tentou conversar com o prefeito na noite passada, mas ele não atendeu à ligação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com