Cultura

Actcon apresenta Tix Letramento na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Empresa ipatinguense vai expor no stand do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e terá apoio do Conselho Nacional do SESI.

 

IPATINGA – O Grupo Actcon participa na próxima semana, em Brasília-DF, da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento ocorre entre os dias 15 e 21 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, e terá como tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”. A empresa ipatinguense marca presença com apoio institucional do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI).

A SNCT é um evento nacional, coordenado pelo MCTIC, que convidou o Grupo Actcon para apoiá-lo dento do seu próprio stand, numa área destinada às Tecnologias Assistivas, onde será apresentado o Programa Educacional TiX Letramento (www.tixletramento.com.br).

APROXIMAÇÃO

O objetivo da CNCT é aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. Diversos eventos acontecem simultaneamente em todo o país, sendo o principal deles na capital federal, onde são esperados mais de 90 mil visitantes.

INOVAÇÃO

Durante sua exposição no stand do MCTIC o grupo Actcon vai apresentar o Programa Educacional TiX Letramento, desenvolvido em parceria com a Geraes Tecnologia, de Belo Horizonte, e que vem sendo apontado como uma das principais inovações mundiais para a educação de pessoas com deficiência.

O Programa Educacional TiX Letramento tem como objetivo inspirar e apoiar os profissionais de Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) de instituições e redes de ensino. O TiX Letramento empodera e garante autonomia, independência e privacidade às pessoas com deficiência, ao ampliar as possibilidades de comunicação, de criatividade e de desenvolvimento de competências e habilidades de leitura, de produção de textos e de cálculos matemáticos.

É uma solução exclusiva e completa, que oferece recursos para o desenvolvimento de atividades para a comunicação alternativa, a alfabetização inicial e, ainda, para o letramento e o letramento matemático das pessoas com deficiências físicas e motoras ou cognitivas, usando a tecnologia como aliada riquíssima e facilitadora das práticas pedagógicas e psicopedagógicas

O TiX Letramento associou programas educacionais ao revolucionário teclado TiX, um painel assistivo que substitui o teclado e o mouse, possibilitando a digitação e o controle de computadores, tablets e smartphones pelas pessoas com deficiências motoras e intelectuais. Acessórios permitem o controle do TiX com movimentos curtos de membros superiores, inferiores ou da cabeça e até mesmo com um simples piscar de olhos.

ATENÇÃO INTERNACIONAL

Graças às novas tecnologias assistivas e soluções de acessibilidade, no início de 2018, a Key2enable, startup e unidade de negócios do Grupo Actcon nos Estados Unidos, tornou-se Portfolio Company da SingularityUniversity, uma das maiores escolas de inovação e empreendedorismo do mundo.

Localizada no campus da NASA no Vale do Silício e com a missão de acelerar exponenciais inovações, a SingularityUniversity apoia e fomenta startups e tecnologias com potencial para resolver os grandes desafios mundiais e impactar até 1 bilhão de pessoas no mundo.

ABERTURA E PALESTRAS

Além da exposição no stand do MTIC, o Grupo Actcon levará ao evento o jovem João Paulo Guerra Barrera, embaixador do NASA SCIENCE DAYS, que fará a Conferência de Abertura da 15a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O menino João Paulo tem hoje 8 anos de idade e escreveu seu primeiro livro bilíngue com 5 anos. Em 2016, quando tinha 6 anos foi vencedor do concurso de colonização espacial da NASA, concorrendo com 6 mil estudantes do mundo inteiro de até 18 anos. Reconhecido como autor bilíngue mais jovem que se tem notícias e diplomado como o mais novo ser humano a discursar em um congresso promovido por cientistas da NASA, João Paulo já proferiu palestras no MIT e em diversos congressos de educação e ciências pelo Brasil e pelo mundo. Em 2017, foi reconhecido brasileiro do ano na Educação pela revista IstoÉ e em 2018, foi nomeado embaixador do NASA SCIENCE DAYS. a palestra de abertura do evento, que será proferida pelo garoto

Durante a semana do evento, o grupo apresentará ainda oito palestras, sob o tema de “Tecnologia Assistiva – uma ferramenta para Redução das Desigualdades” e proferidas pelo professor Geisse Martins, autista, psicopedagogo, colaborador do Grupo Actcon e coordenador do Programa Educacional TiX Letramento.

Geisse irá demonstrar como as tecnologias assistivas e o Programa Educacional TiX Letramento podem impactar positivamente em prol da redução das desigualdades ao promover inclusão psicossocial, escolar, emprego, renda, bem como permitir a inclusão sociodigital num mundo de base tecnológica.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com