Cidades

Ações integradas marcam a Semana do Meio Ambiente no Vale do Aço

Alunos, professores e comunidade do Bethânia ajudaram no plantio de 109 mudas de 14 espécies de árvores

IPATINGA – Entre os dias 6 e 10 de junho a Usiminas realiza uma série de eventos na ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste domingo (5). As iniciativas fazem parte da sua 38ª Semana do Meio Ambiente, preparada com uma vasta programação interna para seus colaboradores e três iniciativas junto à comunidade, que é convidada a lançar um novo olhar para a vida e suas questões ambientais. Para chegar ao público geral, acontecerá Blitz Educativa, troca de mudas e a abertura da exposição de arte do Projeto Xerimbabo. Ações que integram o trabalho ambiental contínuo da Usiminas ao longo de sua história na região.
 
AÇÕES
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a partir das 9h, acontece a Blitz Educativa na BR-381, região do Morro da Usipa. Os motoristas que passarem pelo local receberão orientações sobre conservação ambiental e poderão levar um muda para plantar em casa. O trabalho é realizado em parceria com a Rede Ambiental Verde Vida (RAVV) e Polícia Militar de Meio Ambiente.

XERIMBABO
Já na quarta-feira (7) é a vez do Projeto Xerimbabo Usiminas, em 32º ano, abrir as portas para a visitação da exposição cultural “A vida é muito mais!”, patrocinada pelo Governo de Minas e pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Até o dia 19 de junho, o público é convidado a ver as obras de arte e participar de duas apresentações diárias de contação de histórias para todas as idades com a artista Raquel Vieira, sempre aos sábados e domingos às 10h e 15h30. A programação completa, assim como as oficinas gratuitas de arte, estão disponíveis no hotsite do projeto: www.usiminas.com/xerimbabo.
 

Na programação da Usiminas, troca de mudas e a abertura da exposição de arte do Projeto Xerimbabo,
na próxima quarta-feira

PMI
Promover a educação ambiental, fortalecer a importância da participação de todos na preservação dos recursos naturais e, principalmente, no cuidado com a cidade. Estes são alguns objetivos da Prefeitura de Ipatinga em mais edição da Semana do Meio Ambiente. Com o tema “Fortalecendo ações, minimizando impactos”, serão realizados plantio e distribuição de mudas, recuperação de áreas degradas e ações educativas, com orientações para a comunidade. A programação será concentrada entre os dias 3 e 5 de junho. Mas a proposta do poder público e parceiros é convidar a comunidade a cuidar da cidade o ano todo. “Meio ambiente não é só o verde. É também a nossa casa, a rua e bairro onde moramos, a praça que frequentamos. Precisamos desenvolver a consciência de que o espaço público é nosso e a sua conservação é responsabilidade de todos”, conclama a diretora do Departamento do Meio Ambiente (Demam) da Prefeitura de Ipatinga, Júlia Macedo.

PROGRAMAÇÃO
4 Junho – Sábado – 9h às 12h
Ações de conscientização ambiental, distribuição de mudas, orientação e prestação de serviços.
Praça 1º de Maio, no Centro.
5 de Junho – Domingo – 9h
Blitz ecológica e distribuição de Mudas.
Parque Ipanema.

Blitz Educativa conscientiza sobre incêndios florestais
Em Timóteo, parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental movimentaram a sexta-feira (03) com atividades em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, festejado no dia 5 de junho. Na avenida Acesita, no bairro Primavera, técnicos da PMT iniciaram ações de sensibilização dos moradores para uma força conjunta nos cuidados com as mudas de alta qualidade específicas para arborização urbana, plantadas ao longo da via pública. Na ocasião, foi disponibilizado folder educativo da CEMIG referente ao plantio de árvores no ambiente urbano. Logo após, a Prefeitura de Timóteo juntamente com parceiros promoveram Blitz Educativa dentro da campanha de prevenção a incêndios florestais. Houve distribuição de mudas frutíferas e ornamentais, folders educativos, porta lixo de carro, adesivos e sensibilização dos transeuntes e motoristas em relação alusivos a data e aos cuidados com período de seca.

 

1ª edição do BioSarau é lançada na próxima segunda-feira
IPATINGA – Nesta segunda-feira (6), o curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) realiza a 1ª edição do BioSarau. Trata-se de uma mostra artística em que todas as manifestações culturais ganham espaço, tendo como temática o meio ambiente. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre no campus de Ipatinga, pátio do Bloco B, das 20h15 às 21h. No evento são esperados todos os tipos de manifestações artísticas e culturais: poesia, música, teatro, dança, reflexões, dentre outras. Os alunos interessados em demonstrar seu dom artístico podem enviar email para o endereço inscricoescfb@hotmail.com e se inscreverem para participar. Na oportunidade, será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a premiação do II Concurso de Fotografia “Câmera na mão, ambiente em ação”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com