Cultura

Ações fortalecem agricultura familiar

Os produtos dos trabalhadores rurais são levados à feira livre

 

FABRICIANO – Com o objetivo de estimular a agricultura familiar na área rural (Serra dos Cocais), a Prefeitura de Coronel Fabriciano tem promovido diversas ações. O trabalho iniciou em 2012, com levantamento dos agricultores e capacitação desses profissionais por meio de cursos. Também foram regularizadas a Declaração de Aptidão (DAP), documento que comprova o exercício da atividade desses agricultores.

O gerente de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura, Vailson Madeira, explica que, para fortalecer e organizar o trabalho desses agricultores, eles foram estimulados a criar a Associação de Pequenos Produtores Rurais Independentes dos Cocais (Apprico). “Por meio dessa organização, passamos a ofertar sementes e adubos aos produtores rurais, o que representa um importante incentivo”, comenta.

Com o crescimento da produção da Associação, a Prefeitura fechou um contrato com os agricultores para fornecimento de seus produtos para a merenda das escolas municipais. Essa iniciativa integra o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Por meio desse contrato, os produtores têm a oportunidade de vender, anualmente, até R$ 20 mil em verduras, legumes e quitandas à Prefeitura. Com esse valor, cada produtor alcançaria um salário mensal de aproximadamente R$1.700”, ressalta Vailson Madeira.

FEIRAS LIVRES
O técnico agrícola da Prefeitura, Gilson Lima, relata outra importante ação de fortalecimento da agricultura familiar feita no município em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. “Desde o ano passado, passamos a levar os produtos desses trabalhadores às feiras livres. Conseguimos organizar uma feira com 20 barracas, que funciona aos sábados e domingos, no Centro Social do Floresta. Inicialmente, participavam cinco produtores. Hoje já são 12. Também estruturamos uma barraca para os produtores trabalharem na feira que funciona atrás da antiga rodoviária”, comenta.

PROGRAMAS DE INCENTIVO
Gilson Lima também informa que foi feita uma parceria com o Sindicato do Produtor Rural de Ipatinga (Sindipri) para emissão da DAP, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do Governo Federal. Com esse documento, o produtor pode ser incluído nos programas da agricultura familiar, que hoje oferece vários incentivos. “Em breve, vamos iniciar a visita aos produtores que não fazem parte da agricultura familiar, para que possamos apresentar as vantagens dessa iniciativa”, finaliza o técnico agrícola.

Pequenos produtores interessados em fazer parte da agricultura familiar devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura. O local funciona de segunda sexta-feira, das 8h às 18h, na rua José Anastácio Franco, nº 57, Centro (prédio da Acicel-CDL). Mais informações pelo telefone (31) 3846-7739.

São 20 barracas no Centro Social do Floresta, funcionando aos sábados e domingos

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com