Cidades

Academia ao ar livre no Planalto e Parque das Águas

IPATINGA – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares (diabetes e hipertensão), são as principais causas de morte e respondem por até 70% dos gastos com a Saúde no Brasil.

A boa notícia é que 75% de novos casos são evitáveis com alimentação balanceada e atividade física regular. E é justamente com foco nesta prevenção que a Prefeitura de Ipatinga investe em programas de incentivo à atividade física nos bairros da cidade.

As Academias da Saúde fazem parte destas ações visando à promoção da qualidade de vida e do bem-estar da comunidade. Nesta quinta-feira (18), a prefeita de Cecília Ferramenta, acompanhada de lideranças e populares, entregou o novo polo de atividades físicas ao ar livre instalado na Praça Pinto Nelson de Farias, entre os bairros Planalto e Parque das Águas.

Na semana passada, a comunidade do Bom Jardim, na Regional 7, foi contemplada com o programa. Outras duas academias, no Bethânia e no Bom Retiro, começam a funcionar ainda este ano, num investimento total de R$ 800 mil.

SAÚDE E BEM-ESTAR
“As academias visam motivar a prática da atividade física, que é uma das formas para o enfrentamento das doenças crônicas. Para isso, temos uma equipe preparada que vai dar todo o suporte para nossa comunidade ter mais qualidade de vida. A academia também incentiva a convivência social e a integração dos moradores”, sintetiza a prefeita de Ipatinga.

A solenidade também contou com as presenças dos vereadores Sebastião Guedes e Léo Escolar, do secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, da presidente da Comissão Local de Saúde do Parque das Águas/Planalto, Maria Aparecida Barroso, e do presidente da Associação de Moradores do Bairro Planalto, Ivair Siqueira Silva. Um grande número de moradores também acompanhou a entrega do espaço público.

As unidades públicas são equipadas com aparelhos fixos de ginásticas, área para caminhada e integração comunitária. As aulas acontecerão durante a semana, de segunda à sexta-feira pela manhã, conforme a faixa etária do participante. Antes de iniciar as atividades, os alunos deverão passar por avaliação física realizada pelo educador do polo.

O local também poderá ser utilizado por iniciativas comunitárias que visam à promoção social e da saúde. Na unidade do Planalto e Parque das Águas, o Movimento da Terceira Idade de Ipatinga (Moti) já manifestou interesse em utilizar o espaço para realização de aulas de ginástica e práticas esportivas.

CONSERVAÇÃO
Durante a solenidade, a prefeita Cecília Ferramenta voltou a pedir a colaboração da comunidade na correta utilização e conservação dos equipamentos. “Investimos e desenvolvemos as ações pensando na qualidade de vida da nossa população. As academias estão nas praças para serem usadas, mas é importante que cada um nos ajude a cuidar daquilo que é de todos”, reforça.

Já os educadores físicos do programa acrescentam que os equipamentos instalados são para uso exclusivo de atividades físicas e adequados para o público adulto. “Pedimos a colaboração dos pais na orientação de seus filhos, principalmente os menores de 12 anos, para não usar os aparelhos como brinquedos. Esse cuidado é para evitar acidentes”, alerta a educadora física da PMI, Milaine Gomes Menes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com