Cultura

Abertas as inscrições para curso de História da Arte

IPATINGA – O Instituto Cultural Usiminas, por meio da sua área de Ação Educativa, promove a partir de fevereiro o curso de História da Arte. Ministradas pelo especialista na área, Ronan Cardozo Couto, as aulas começam no dia 18 de fevereiro e serão divididas em cinco módulos. Os interessados já podem se inscrever.

O curso permitirá ao aluno conhecer os principais fundamentos da história da arte e discutir sobre as manifestações visuais das sociedades ocidentais, do período primitivo à época moderna. O conteúdo dará ênfase à discussão e compreensão sobre a arte do século XX e início do século XXI. O curso é dividido em cinco módulos que serão ministrados ao longo deste semestre.

O conteúdo será transmitido por meio de aulas expositivas, apresentação comentada de dispositivos e vídeos e discussão de textos em apostilas. O primeiro módulo do curso “Introdução ao Estudo da História da Arte” será ministrado nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro e vai abordar a história da arte, análise visual da obra de arte e a origem da imagem.

ERA DA ARTE
Em março, o 2º módulo “Arte na Era da Arte” será ministrado entre os dias 17, 18 e 19, com o conteúdo voltado para a arte ocidental e a arte europeia no Brasil colonial. “Arte Moderna e Modernismo” será o tema do 3º módulo, ministrado entre os dias 7, 8 e 9 de abril.

No mês de maio, Ronan Couto vai falar sobre arte contemporânea e pós-moderna no 4º módulo, ministrado nos dias 12, 13 e 14 de maio. Em junho, o curso será encerrado com o 5º módulo cujo tema será “Arte Contemporânea e Pós-Moderna no Brasil”, com aulas nos dias 23, 24 e 25 de junho. As datas das aulas serão sempre de quinta a sexta-feira, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

PROFESSOR
O professor Ronan Cardozo é graduado em História/Licenciatura pela UFOP e formado em Artes Plásticas pela FAOP, mestre em Educação pela FAE/UFMG e doutor em Artes pela EBA/UFMG. Professor de História da Arte nos Cursos de Licenciatura em Educação Artística e Bacharelado em Artes Plásticas da Escola Guignard/UEMG desde 1996. Ronan foi coordenador e professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Artes Plásticas e Contemporaneidade da mesma escola.

Coordenou também o Grupo de Pesquisa em Arte Contemporânea, do Fórum de Arte Contemporânea do Centro Cultural Usiminas/Usicultura. É pesquisador da Fapemig desde 2003. Em seu currículo, Ronan Cardozo acumula o cargo de coordenador do Centro de Pesquisa da Escola Guignard/UEMG e de orientador no 2º Prêmio Usiminas de Artes Visuais em 2007.

INSCRIÇÕES

Os interessados em participar do curso podem se inscrever para cursar módulos separadamente com investimento de R$ 100 (dividido em até 2 parcelas no cartão de crédito) por módulo ou fazer o curso completo no valor de R$ 400 (divididos em até 4 parcelas no cartão de crédito). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 31.3824-3731 ou pelo email: acaoeducativa@usiminas.com.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com