Opinião

A importância da reconciliação

(*) Wanderson R. Monteiro

Não é segredo para ninguém que a Bíblia é uma fonte inesgotável de sabedoria e orientação para a vida. No livro de Mateus, no capítulo 5, versículos 23 e 24, encontramos um ensinamento valioso sobre a importância da reconciliação, onde Jesus destaca a importância de priorizar a reconciliação e o relacionamento saudável com as outras pessoas, antes de realizar qualquer ato religioso.

Esse texto é uma passagem do famoso Sermão da Montanha, onde Jesus faz uma série de ensinamentos aos seus discípulos e à multidão que o seguia: “Se, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” (Mateus 5:23-24).

Aqui, Jesus nos mostra que não podemos nos aproximar de Deus em adoração e oferecer nosso louvor se há conflitos e desarmonia em nossos relacionamentos. Ele nos convida a priorizar a reconciliação com as pessoas antes de qualquer outro ato de devoção. Isso revela a importância que Deus atribui à paz e à reconciliação.

Nessa passagem, Jesus está ensinando sobre a importância da reconciliação e da resolução de conflitos entre as pessoas e, no contexto do Sermão da Montanha, Jesus está ensinando sobre uma nova forma de viver e compreender a lei divina, que vai além das aparências externas e se concentra na transformação interior e nas relações interpessoais. Ele enfatiza a importância da reconciliação e do amor ao próximo como princípios fundamentais da vida cristã.

A reconciliação não é apenas uma atitude externa, mas também um processo interno. Quando guardamos ressentimentos, mágoas e ódio em nossos corações, estamos nos distanciando da verdadeira comunhão com Deus. A reconciliação nos liberta do fardo emocional que carregamos e nos permite experimentar a paz que vem de uma consciência limpa.

Além disso, a reconciliação não é um sinal de fraqueza, mas sim de coragem e grande humildade. É preciso humildade para reconhecer nossos erros, pedir perdão e buscar a restauração dos relacionamentos. Ao fazermos isso, demonstramos amor e compaixão, valores essenciais ensinados por Jesus.

Reconciliar-se com os outros também implica em reconhecer nossa própria responsabilidade. Muitas vezes, focamos apenas nas ações dos outros, sem refletir sobre como contribuímos para a situação. A reconciliação nos convida a examinar nossas próprias atitudes e a buscar a mudança necessária para construir relacionamentos saudáveis.

O ensinamento de Jesus em Mateus 5:23-24 ressalta a importância da reconciliação como caminho para a paz. Ao buscar a reconciliação com os outros, estamos alinhando nossas vidas com os princípios divinos de amor, compaixão e perdão. A reconciliação nos liberta do peso emocional que carregamos e nos aproxima de Deus.

Mas, a reconciliação não é um processo fácil, pois muitas vezes envolve lidar com emoções intensas e confrontar situações dolorosas do passado. No entanto, é um passo extremamente necessário. Ao nos reconciliarmos, abrimos espaço para o perdão e o crescimento pessoal.

Além disso, através da passagem lida, fica claro que a reconciliação não deve ser adiada. Jesus nos exorta a buscar a reconciliação imediatamente, antes de trazermos nossas ofertas ao altar. Isso nos mostra que a restauração dos relacionamentos é uma prioridade, algo que deve ser tratado com urgência. Não devemos deixar que conflitos e mágoas se arrastem, minando nossa paz e prejudicando nossa comunhão com Deus e com os outros.

Que possamos aprender com a mensagem ensinada por Jesus e aplicá-la em nossas vidas. Que sejamos agentes de paz e reconciliação em um mundo de tanta maldade e violência. E que possamos encontrar a verdadeira paz ao buscar a reconciliação com as outras pessoas, seguindo o exemplo de amor e compaixão deixado por Jesus Cristo. Que possamos refletir sobre o ensinamento de Cristo, e colocar essas palavras em prática em nossas vidas, buscando, sempre, a reconciliação com todos aqueles que cruzam nosso caminho. Ao fazer isso, estaremos construindo pontes de paz, criando relacionamentos saudáveis e contribuindo para a construção de uma sociedade mais harmoniosa.

(*) Wanderson R. Monteiro é jornalista, escritor e bacharel em Teologia pelo Instituto Cristão de Pesquisas.

(dudu.slimpac2017@hotmail.com)

São Sebastião do Anta – MG

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com